Atibaia intensifica ações de combate à dengue

Equipes realizam “fumacê” e têm coletado amostras em residências para identificar possíveis criadouros do mosquito transmissor.

 

A Prefeitura, por meio da Secretaria da Saúde, realiza neste mês de janeiro um conjunto de ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, responsável pela transmissão da dengue. Atibaia registrou 61 casos confirmados neste ano e se encontra em “nível de alerta” em relação à doença. Nos últimos dias, equipes da Vigilância Ambiental realizaram, nas ruas do Jardim Imperial, o trabalho de dissipação de inseticida – o chamado de “fumacê” –, que é uma das estratégias de controle de vetores. O próximo bairro será o Jardim Cerejeiras. Além disso, neste mês de janeiro equipes tem coletado amostras em residências para realização de análise, com objetivo de identificar possíveis criadouros. Nesta semana, as coletas foram feitas em residências do bairro Jardim dos Pinheiros, mas a programação de serviços irá contemplar também outras regiões, prioritariamente as mais populosas.

combate_a_dengue

A Secretaria de Serviços tem realizado recolhimento de entulhos descartados, de forma irregular, em áreas públicas. Por semana, são recolhidos entre 50 e 60 m³ de entulho, um trabalho importante na luta contra o Aedes aegypti, uma vez que elimina materiais inservíveis que podem servir de criadouro. Também tem feito serviços de limpeza e roçada em diferentes bairros.

De acordo com a Secretaria de Saúde, é essencial que a população faça sua parte, eliminando os pontos de água parada em suas residências. É fundamental que os munícipes adotem medidas de prevenção, como manter recipientes de água bem fechados, limpar regularmente calhas e ralos e usar telas em portas e janelas.