Professor Paulo Malvasi publica livro sobre desigualdades na saúde
Nos últimos anos, ele se aprofundou no estudo das questões que afetam a saúde de populações socialmente marginalizadas.
O Professor Paulo Malvasi acaba de publicar o livro “Direitos Humanos e Vulnerabilidades em saúde”. Nos últimos anos, ele se aprofundou no estudo das questões que afetam a saúde de populações socialmente marginalizadas.
Malvasi, que ocupa o cargo Diretor do Departamento de Saúde Coletiva da Santa Casa de São Paulo, organizou no livro um conjunto de produções de pesquisadores. São integrantes de uma rede que tem como ponto focal os Programas de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Profissional e Acadêmico.
O volume também agrega pesquisas empíricas na cidade de São Paulo com a participação de pesquisadores de outras instituições, como a Faculdade de Saúde Púbica da USP e da UNIFESP.
Todos os capítulos se relacionam de algum modo com as questões de vulnerabilidade social, direitos humanos e desigualdades sociais em saúde, sob a perspectiva do adoecimento e da possibilidade da manutenção da saúde, da perspectiva da organização dos serviços e das potencialidade do Sistema Único de Saúde responder aos problemas das populações vulneráveis.
A busca é por “arranjos que possam reduzir as desigualdades sociais e respeitar os direitos humanos, visando assim minimizar os efeitos dos determinantes estruturais que produzem as desigualdades observadas nos perfis de saúde e adoecimento”, explicou o professor.