Creche Municipal no Nova Atibaia recebe nome de professora Eunice Varella Massoni

Dentre as inúmeras experiências profissionais da homenageada, Pi citou sua transferência para o Grupo Escolar José Alvim.

A Câmara aprovou na sessão desta terça-feira, dia 3 de dezembro, o projeto de lei de autoria do vereador Paulo Ferraz Alvim Muhlfarth, o Pi do Judô, que dispõe sobre a denominação da Creche Municipal Professora Eunice Varella Massoni, a ser construída na Rua Brinco de Princesa, s/n, Área Institucional 02, no bairro Nova Atibaia.
Eunice Varella Massoni foi filha de Roldão Varella e de dona DurvalinaSansoni Varella; nasceu em Arpui, à época um bairro de Piracaia, em 16 de novembro de 1933. Casou-se com Antônio BorghiMassoni, com quem teve dois filhos: Luiz Antônio, professor de biologia; e Liliene de Cássia, bancária; ambos residentes em Atibaia. Possui um neto, Giancarlo, estudante, residente em São Paulo.
Segundo o vereador, Eunice dedicou 51 anos de vida na formação de seus alunos. “Educadora por excelência, impossível dizer quantos alunos já teve na vida, pois praticamente todos os que estudaram em Atibaia durante o período em que lecionava passaram por suas mãos. Sempre com muita dedicação e amor ao seu ofício, nunca deixou de ensinar com entusiasmo e alegria. Foi fonte de inspiração para muitos profissionais que abraçaram a carreira docente, sendo reconhecida pela sua espontaneidade, retidão e criatividade no processo pedagógico”, afirmou.

 

 

Dentre as inúmeras experiências profissionais da homenageada, Pi citou sua transferência para o Grupo Escolar José Alvim na cidade de Atibaia/SP em 1962, onde lecionou até se aposentar em 1983. “Ministrou aulas de Língua Portuguesa e Literatura na Faculdade de Ciências Contábeis de Atibaia, atual FAAT, onde permaneceu até o ano de 2000. No final da década de 1960 formou e dirigiu um grupo de teatro com jovens da cidade. Sempre interessada em difundir a cultura popular, da qual tem vasto conhecimento, preparou e apresentou um grupo de alunos para dançar a congada típica de Atibaia no programa Cidade contra Cidade em meados da década de 1970, sendo o quadro vitorioso no programa. Eunice também foi chefe do Departamento de Cultura da Prefeitura de Atibaia, entre 1997 e 1998, durante o governo do prefeito Pedro Maturana e neste período implantou cursos de teatro nas escolas da municipalidade. Poetisa e escritora, escreveu para o Jornal Atibaiense na década de 80, onde publicava semanalmente suas poesias, e ainda escreveu três livros”, relatou em sua fala.
“Lembrada e sempre admirada, falar da professora Eunice é mergulhar em um mundo de histórias incríveis, cheias de poesia e muita fantasia. Personalidade marcante da Educação em Atibaia e região, sempre teve a sua atuação na Educação e Cultura de nossa cidade, onde educou, na extensão da palavra, mais de uma geração, com exemplo e rigor, qualidade e caráter”, ressaltou Pi do Judô.
“Ela soube conservar o respeito de todos, mostrando-se cidadã ativa e participante por toda a sua vida. Todos esses valores e carreira a tornam uma pessoa merecedora de seu nome lembrado em uma escola, onde esses mesmos valores poderão continuar a ser cultivados. Por isso, a nomeação da Creche Municipal Professora Eunice Varella Massoni é uma forma de eternizar não apenas em nossos corações, mas também de maneira física, essa homenagem a este ser humano incrível que nos deixa muitas saudades”, destacou o vereador.