Atibaia é destaque em Brasília e recebe certificação do Ministério da Saúde

Conquista veio pela eliminação da transmissão vertical de HIV, além do Selo Prata de boas práticas rumo à eliminação da Sífilis e Hepatite B.

Nesta última sexta-feira (29), Atibaia foi destaque em Brasília entre 60 cidades a receber a certificação pela eliminação da transmissão vertical de HIV e o Selo Prata de boas práticas rumo à eliminação da Sífilis e Hepatite B, concedida pelo Ministério da Saúde. Esse reconhecimento coloca Atibaia entre os 151 municípios brasileiros, com mais de 100 mil habitantes, que se destacam pela implementação de boas práticas no combate à transmissão dessas doenças de mães para filhos.

Reconhecimento Nacional

O Brasil conta agora com 151 municípios certificados pela eliminação ou com o selo de boas práticas para HIV, Sífilis e hepatite B. Além disso, a certificação abrange dez estados, reconhecendo os esforços para erradicar a transmissão vertical dessas infecções. A solenidade em Brasília destacou a importância dos investimentos em saúde pública e do trabalho integrado abrangendo administrações federais, estaduais e municipais.

“Essa conquista reflete os esforços e investimentos realizados para garantir uma assistência de qualidade a todas as mulheres, gestantes e crianças de Atibaia! Parabenizo todos os profissionais de saúde da nossa rede que não medem esforços para que as nossas crianças nasçam livres do HIV, da Sífilis e da Hepatite B!”, afirmou o prefeito, que marcou presença no evento em Brasília.

Esforços Conjuntos

O processo de certificação é resultado de um trabalho coordenado entre gestores municipais, profissionais de saúde, a sociedade civil e diversas instituições que atuam na área de saúde pública.

Avanços em Atibaia

O município tem se empenhado em melhorar constantemente os serviços de saúde para gestantes e crianças, implementando programas eficazes no diagnóstico e acompanhamento de HIV, Sífilis e Hepatite B. A conquista desta certificação é um reflexo direto desse trabalho, que envolve a dedicação de profissionais e o apoio da gestão municipal.

Com a certificação, o Ministério da Saúde reconhece os avanços de Atibaia na luta contra a transmissão vertical, ao mesmo tempo em que incentiva outros municípios a seguir o exemplo de boas práticas. O selo é mais do que uma premiação, é um compromisso com o futuro das próximas gerações e com a garantia de uma vida mais saudável para as crianças de Atibaia.