A importância de um veículo de comunicação a serviço da comunidade

O jornalismo local, foco do jornal O Atibaiense há mais de um século, está em alta em todo o mundo. Na era da internet, ganha importância o serviço à comunidade, a proximidade com os leitores e as autoridades, a parceria com empresários e organizações, sempre pensando na melhoria de serviços públicos e no bem-estar da população.
Por isso, fiquei feliz ao ler mais uma matéria sobre o trabalho do Projor – Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo, que está iniciando a coleta de dados para a 7ª edição do Atlas da Notícia, projeto colaborativo que desde 2017 mapeia o jornalismo local e identifica os desertos de notícias no Brasil. O resultado do censo será divulgado em julho de 2025.
Pesquisadores, jornalistas, governos que querem orientar políticas públicas para a informação e também empresas que atuam no mercado da comunicação podem acessar as informações reunidas pelo projeto. Desde a última edição, acadêmicos, pesquisadores e jornalistas têm acesso exclusivo a uma plataforma que possibilita o cruzamento das informações do Atlas com diversas outras bases de dados públicos.
Para o presidente do Projor e coordenador geral da pesquisa, Sérgio Lüdtke, “a atualização anual do Atlas da Notícia serve como um retrato do estado do jornalismo local no país, permitindo perceber os movimentos, os aumentos e recuos da cobertura jornalística nos territórios, além de identificar os modelos de organização que povoam o ecossistema de notícias no país”. Há 2.712 municípios – e 26,7 milhões de brasileiros que neles habitam – sem acesso a notícias sobre o lugar onde vivem.
A sétima edição do Atlas da Notícia está sendo realizada com financiamento do Google e tem apoio institucional da Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), da Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação (Intercom), da Associação Brasileira de Ensino em Jornalismo (ABEJ) e da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor).