Prefeitura assina Ordem de Serviço para Canalização do Córrego do Figueira em Atibaia

Com a conclusão prevista em 18 meses, a canalização do Córrego do Figueira busca minimizar os impactos das cheias e combater a degradação ambiental das margens dos córregos.

No dia 14 de novembro, foi assinada a ordem de serviço para a canalização do Córrego do Figueira, uma obra que integra o Programa de Desenvolvimento Urbano do Município de Atibaia (PRODEURB) e será realizada com recursos do FONPLATA.

Com um investimento de R$ 84.649.909,06, o projeto será executado pelo Consórcio Canalização Figueira ao longo de 18 meses, envolvendo as Fases I, II e III. A obra abrange 2.500 metros lineares de canalização e o tratamento de três lagos, que hoje funcionam como reservatórios de água e serão transformados em bacias de amortecimento.

Mais uma conquista para a cidade

A obra é uma resposta aos desafios enfrentados pela população, especialmente na região da Joviano Alvim, que poderia enfrentar sérios problemas de alagamentos nos próximos anos caso a intervenção não fosse realizada.

Além disso, o projeto tem uma importância estratégica: os córregos Figueira e Itapetinga convergem para formar o Córrego do Piqueri, área frequentemente impactada por enchentes.

O tratamento dos lagos e canais não apenas reduzirá os riscos de enchentes, mas também contribuirá para a recuperação ambiental das margens e melhoria do sistema de drenagem. “Essa obra tem o objetivo de preservar vidas, proteger patrimônios e garantir um futuro mais seguro para toda a cidade”, afirmou o prefeito Emil.