Percepção de mercado positivo é reforçado pelo impacto das boas notícias
A mídia desempenha papel fundamental na formação de expectativas e no comportamento econômico das pessoas. Em campanhas de crowdfunding, em que pessoas apoiam campanhas dedicadas a financiar projetos, em troca de recompensas não financeiras, o tom das notícias pode influenciar as decisões de investimento. Assim, o pesquisador da Escola de Administração de Empresas de São Paulo (FGV EAESP) Wesley Mendes da Silva liderou estudo com mais três universidades sobre como o sentimento do mercado, refletido no tom das notícias da mídia, afeta as promessas financeiras feitas por apoiadores em campanhas de crowdfunding de recompensa no Brasil.
A pesquisa analisou mais de 350.000 promessas realizadas em 3.600 campanhas de crowdfunding de recompensa hospedadas na plataforma Catarse, cobrindo 2.631, das mais de 5.500 cidades brasileiras. Utilizando Processamento de Linguagem Natural (NLP), o tom das notícias foi classificado diariamente a partir de 1.266 manchetes do jornal O Estado de São Paulo e postagens em mídias sociais, como o X (antigo Twitter). O modelo de regressão utilizado mediu o impacto do tom da mídia sobre o valor dos aportes de capital. Ademais, os pesquisadores levaram em consideração variáveis como a distância geográfica entre o empreendedor e o apoiador e a desigualdade de renda nas cidades.
Notícias com tom negativo reduzem a disposição dos apoiadores a realizar aportes de capital mais generosos. A análise também aponta que a distância geográfica entre o apoiador e o empreendedor afeta negativamente o valor do aporte. Existe o “viés doméstico”, pelo qual apoiadores tendem a investir mais em campanhas mais próximas de sua própria localidade.
Além disso, o estudo mostrou que a desigualdade de renda nas cidades dos apoiadores reforça o impacto das boas notícias. Em cidades com maior desigualdade, os apoiadores tendem a fazer promessas maiores. Possivelmente, os apoiadores são motivados pela percepção de que o crowdfunding pode ajudar a reduzir desigualdades sociais. Isso sugere que a interação entre fatores sociais e o sentimento/percepção de mercado pode influenciar de forma significativa os resultados das campanhas de financiamento coletivo.
Esses achados oferecem insights para empreendedores e gestores de plataformas de crowdfunding. Entendendo como o tom das notícias afeta o comportamento dos apoiadores, podem ajustar suas estratégias de marketing e comunicação para otimizar os resultados das campanhas. Além disso, diante do aumento da desigualdade de renda, o crowdfunding emerge como ferramenta eficaz para captar recursos em áreas com maiores desigualdades, quando combinado com o sentimento de mercado positivo.