Externato São José fortalece combate ao bullying com projeto de apoio e convivência ética entre alunos
Ao se tornarem parte dessa rede de apoio, os alunos ganham não só mais confiança em si mesmos, mas também reforçam o senso de comunidade e solidariedade.
O Externato São José, em Atibaia, deu início em janeiro de 2024 à implantação do programa do GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral, uma iniciativa fundamentada nas pesquisas de profissionais da área educacional da UNICAMP e UNESP, um programa que vem sendo implantado aproximadamente há 10 anos em escolas públicas e particulares de todo o Brasil . Com foco inicial no Ensino Fundamental II, o programa visa capacitar tanto a equipe quanto os alunos para a apropriação dos conteúdos relacionados ao tema, promovendo um ambiente de aprendizagem ainda mais ético e colaborativo. Essa iniciativa tem como objetivo melhorar a convivência no ambiente escolar, bem como o combater possíveis situações de bullying.
As Equipes de Ajuda, prática que é uma das iniciativas do programa, são compostas por alunos para apoiar colegas em situação de dificuldade de convívio, como conflitos, isolamento e bullying. Essa abordagem busca desenvolver nos estudantes as habilidades de escuta ativa, empatia e resolução de conflitos, incentivando uma cultura de acolhimento e respeito dentro da escola. Ao se tornarem parte dessa rede de apoio, os alunos ganham não só mais confiança em si mesmos, mas também reforçam o senso de comunidade e solidariedade.
O projeto se alinha à pesquisa “Convivência na escola: virtudes, bullying e violência” coordenada pela Profª Luciene Tognetta. Esse estudo foca na compreensão das virtudes morais necessárias para uma convivência harmoniosa, e como essas habilidades podem prevenir a violência e o bullying, promovendo um ambiente onde cada aluno se sinta valorizado e seguro.
Profª Juliana Hernandes, uma das responsáveis pela tutoria do projeto na escola, reflete sobre o VI Encontro Nacional das Equipes de Ajuda que ocorreu na UNICAMP em setembro: “Foi inspirador participar desse evento com o tema ‘Gente que cuida da gente’. Ver nossos jovens se engajando ativamente no projeto ‘Somos todos contra o bullying’ renova minha esperança em uma convivência mais ética e respeitosa. Sinto orgulho de fazer parte dessa jornada de transformação social.”
A diretora pedagógica MaricleiBortolotto complementa: “No Externato São José, temos o orgulho de ver nossos alunos abraçarem a cidadania como um ato coletivo. Projetos como esses são fundamentais para construir uma sociedade mais acolhedora e solidária. Que nossa missão de transformar a convivência continue viva dentro de cada um de nós. “
Com o desenvolvimento desta iniciativa, o Externato São José reafirma seu compromisso com uma educação que valoriza tanto o desenvolvimento acadêmico quanto o emocional. Se você acredita que a convivência escolar deve ser baseada em respeito e solidariedade, convidamos a conhecer nossa proposta pedagógica agendando uma visita pelo telefone (11) 97545-3433 ou acessando o site www.externatosj.com.br/matriculas. O Externato está localizado na Rua Antônio Gabriel do Amaral, 187, Jardim Brasil, Atibaia