Exportação e Importação passadas de pai para filha
Valéria seguiu os passos do pai ao integrar o departamento de Logística, documentação de Exportação e Importação, onde permaneceu por mais de 21 anos.
Valéria Brauer – Analista de Gestão – Código de ocupação 13-1111.00
A trajetória de Franz Robert Brauer e sua filha Valéria Brauer na Volkswagen do Brasil é um exemplo de legado familiar dentro da indústria automobilística. Franz, que dedicou 29 anos de sua vida à empresa, trabalhou no departamento de Produção Exterior, na documentação de Exportação, anos depois na Importação e a última área em que atuou foi em Compras, na unidade de São Bernardo do Campo. Valéria seguiu os passos dele ao integrar o departamento de Logística, documentação de Exportação e Importação, onde permaneceu por mais de 21 anos.
O trabalho de Franz envolvia a exportação de peças como o câmbio, além do embarque de veículos desmontados, em kits CKD (Complete Knock Down), ou seja, eram embarcados em caixas de madeira dentro de containers para melhor proteção contra as intempéries. Os embarques ocorriam a partir do porto de Santos, no estado de São Paulo, e os veículos eram montados no destino, principalmente na Argentina e Nigéria. Nessa época, em 1976 a tecnologia era limitada e ele realizava a documentação com o uso de máquinas de escrever, um processo manual e detalhista.
Com o passar dos anos, Franz, que aprendeu a falar o idioma alemão com os avós, na infância, aprimorou o idioma e foi transferido para o setor de Compras, onde teve oportunidade de trabalhar na sede da Volkswagen, em Wolfsburg, na Alemanha, em 1998 e 1999.
Justamente em 1999, Valéria passou as férias passeando com a família na Alemanha e Europa. E em Dezembro deste ano ela iniciou suas atividades na VW de São Bernardo Campo, como Auditora de fretes, numa época de maior modernização e novas tecnologias frente às novas tendências automotivas, onde os veículos, já eram exportados montados e embarcados em navios do tipo “RoRo” (Roll-on/Roll-off), onde os carros eram literalmente dirigidos para dentro dos navios. Um contraste interessante com o método mais fragmentado da época do pai. Em seu primeiro ano, foi reconhecida pela gerência como excelente auditora de fretes no trajeto dos veículos das plantas Anchieta e Taubaté até o porto de Santos.
Valéria Brauer participou ativamente no momento em que as Exportações da Volkswagen superaram 3 milhões de veículos dentro do mês de Setembro de 2012, um marco histórico da indústria automotiva que foi registrado no Jornal Volkswagen, ano em os embarques tinham como principal mercado a América Latina, liderado pela Argentina e México.
Ser reconhecida no Jornal Volkswagen como integrante da equipe de exportação responsável pela expansão das vendas para a Argentina destaca sua habilidade em operações de comércio internacional e estratégias de mercado, mas também reforça seu papel como uma profissional capaz de impulsionar negócios em cenários complexos e competitivos.
A experiência de Valéria Brauer em contribuir para o sucesso da Volkswagen na Argentina, demonstra sua competência em lidar com desafios de expansão internacional, adaptando estratégias para atender às demandas específicas de diferentes mercados. Isso ressalta sua capacidade de trabalhar em equipe, entender nuances culturais e econômicas e aplicar conhecimentos técnicos para alcançar resultados significativos em vendas internacionais.
E, em 2014, a Volkswagen do Brasil foi a maior exportadora de veículos, com 92.553 unidades, segundo o levantamento do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior (MDIC).
Em 20 anos de experiência em gestão administrativa empresarial com foco em gestão de logística internacional, Valéria Brauer trabalhou em diversos setores e funções, o que lhe proporcionou uma ampla gama de experiências e uma visão geral dos negócios.
Sua educação formal a preparou para enfrentar e resolver desafios complexos do mundo empresarial, especialmente em contextos que exigem tomada de decisão estratégica.
O bacharelado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (UMESP) lhe proporcionou uma base sólida em conceitos de gestão de negócios, fundamentais para qualquer profissional que busca se destacar no campo administrativo.
Ao longo dos anos, desenvolveu habilidades significativas de liderança, gerenciando equipes de forma eficaz e promovendo um ambiente de trabalho colaborativo e produtivo.
Adquiriu competências em várias áreas, como comércio exterior, gestão, logística internacional, consultoria e treinamento, o que a tornou uma profissional versátil e adaptável às mudanças do comércio e legislações internacionais, às novas tecnologias no estudo de importação e exportação, mantendo-se sempre à frente das tendências do setor.
É membro de associações profissionais no Brasil e nos Estados Unidos, importantes em sua área: Conselho Federal de Administração (CFA)/Conselho Regional de Administração (CRA), American Management Association (AMA), Project Management Institute (PMI).
Como Analyst Manager, é altamente qualificada, atuando nesta profissão, com sólida experiência em planejar, dirigir ou coordenar questões empresariais, assim como, no preparo de soluções e análises de gestão; elaborar relatórios, análises e implementação de processos de melhoria contínua e com base em todas as suas habilidades, ela teve um salário muito mais alto que a média dos profissionais da mesma área, desenvolvendo uma sólida expertise no campo de gestão administrativa empresarial com foco em logística internacional, destacando-se como uma profissional de alto valor para as organizações. Profissional focada em resultados e na redução de custos nas áreas de: planejamento e gestão de negócios; soluções de logística e de logística internacional; gestão administrativa; treinamento e cursos em gestão administrativa; análise e estudo de importação e exportação; gestão de compras e estratégias.
Em suma, esse trabalho contínuo entre gerações ilustra não apenas a evolução das tecnologias e dos processos na indústria automotiva, mas também o valor da experiência e tradição familiar dentro de uma empresa como a Volkswagen. O compromisso e dedicação de Franz e Valéria totalizaram quase 50 anos com as exportações dos veículos, caminhões e ônibus brasileiros, além dos demais setores e funções, consolidando a reputação da marca no mercado internacional, demonstrando que, além de modernização, o conhecimento herdado, análises, estratégias e gestão administrativa são cruciais para o sucesso de áreas tão competitivas, como a da Logística internacional