Educação em tempo integral é tema de seminário em Atibaia

1º Seminário Municipal de Educação Integral e 8º Encontro de Conselhos Escolares em Atibaia reforçam o compromisso da Prefeitura com a qualidade da educação municipal

Na última quarta-feira (30), o auditório da Secretaria de Educação recebeu dois eventos significativos para o avanço da educação em Atibaia: o 1º Seminário Municipal de Educação Integral e 8º Encontro de Conselhos Escolares em Atibaia, reforçando o compromisso com uma educação integral e de qualidade para todos.

O intuito desse encontro foi discutir, refletir e fortalecer o trabalho realizado na rede municipal, além de estabelecer diálogos construtivos e proporcionar uma valiosa troca de experiências entre todos os presentes.

Educação Integral

A Profª. Dra. Jaqueline Moll, uma das maiores referências nacionais no assunto, esteve presente no seminário e enfatizou a importância de construirmos uma educação integral a partir do desafio de repensar a escola.

Moll foi orientadora técnica da elaboração do documento “Educação Integral em Atibaia: Concepções, Desafios e Proposições”, lançado em fevereiro deste ano. O documento, construído de forma colaborativa e democrática, representa o compromisso com um modelo de cidade regida por igualdade de oportunidades, justiça social e diálogo entre gerações e culturas, sob o viés da educação integral.

Por meio desse documento, as escolas são convidadas a uma nova relação entre tempo-espaço educativo, convidando toda a comunidade a uma participação democrática e efetiva para o desenvolvimento da educação do município. Com o objetivo de melhorar a qualidade de vida da população, ele busca qualificar o processo de ampliação da jornada escolar – prevista na meta 6 do Plano Municipal de Educação – promovendo aprendizagens que causem impacto na vida em sociedade.

Sobre o evento

Além da palestra, o evento ainda contou com uma exposição realizada pelas Organizações da Sociedade Civil (OSCs) Curumin, Espaço Crescer, Girassol e José Pires, além de apresentações realizadas pelos alunos das escolas municipais Profª Rita Lourdes de Cardoso Almeida Alvim, Eva Cordula Hauler Vallejo e Serafina de Luca Cherfen.

Também houve uma contextualização da Educação Integral de Atibaia pela Secretária Municipal de Educação, Eliane Doratiotto Endsfeldz, uma avaliação da Educação Integral com a Professora Doutora Maria Regina Passos; teve também o compartilhamento de experiências da rede municipal pelos gestores das escolas municipais CEI Aracy Salles Pereira, Therezinha do Menino Jesus Silveira Campos Sirera e Rosiris Maria Andreucci Stopa.

Também articularam do evento gestores municipais, educadores, conselheiros, pais, alunos, representantes da Diretoria de Ensino de Bragança Paulista e demais profissionais interessados na temática.

Referência em educação no estado

Vale lembrar que o município está entre os dez melhores indicadores de alfabetização no Estado de São Paulo – classificação anunciada pelo Governo Estadual em fevereiro, no lançamento do Programa Alfabetiza Juntos SP – e é destaque com a maior nota do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) no estado de São Paulo e quarta maior no país em educação municipal, entre os municípios com mais de 200 mil habitantes, com a nota 7.3.

Por todo esse desempenho, foi anunciado durante o Seminário que Atibaia foi um dos 17 municípios brasileiros convidados para expor as ações realizadas no 3º Seminário Nacional de Educação Integral no final deste mês