Câmara entrega medalha “Antonieta de Barros” à Associação Cultural Negra Visão

Vereadora Ana Beathalter foi a autora da homenagem.

A Câmara promoveu na noite de quarta-feira, 27 de novembro, a sessão solene de entrega da medalha “Antonieta de Barros” à Associação Cultural Negra Visão pelos relevantes serviços prestados à sociedade em prol da causa afro-brasileira. A homenagem foi de autoria da vereadora Ana Beathalter, que não pôde estar presente em virtude de motivos pessoais. A entrega da medalha foi realizada pelo chefe de Gabinete da vereadora, Célio Egidio da Silva, à presidente da associação, Silvana Cotrim, e à vice Denize Evangelista Neves da Silva.

Formalmente estabelecida em agosto de 2018, as atividades públicas da Associação Cultural Negra Visão foram iniciadas em setembro do mesmo ano, com sede na Rua Doutor Oswaldo Urioste, nº 41, Centro. Em 2020, a Câmara abrigou a mostra fotográfica “Negros de Atibaia”, iniciativa do coletivo com 80 fotos de moradores autodeclarados pretos/negros, em situações e locais diversos, “externando o orgulho por serem quem e como são”.

“Também conhecida como ‘Coletivo Negra Visão’, a associação sem fins lucrativos atua em Atibaia com o objetivo de auxiliar os negros no resgate e fortalecimento de suas raízes internas. Sua proposta é integrar vários níveis de consciência negra: história, física, visual, intelectual e social, por meio de rodas de conversas, palestras e promoção de eventos culturais e pesquisas diversas. Dessa forma, é com muita alegria que concedo esta homenagem a esse coletivo tão importante para as atividades e causas afro-brasileiras em nosso município”, destacou Ana no documento.

A concessão das Medalhas “Antonieta de Barros” e “Luís Gama” às pessoas ou entidades que atuam em prol da causa afro-brasileira em Atibaia foi instituída por meio de um Projeto de Resolução de iniciativa da vereadora Ana Beathalter. A entrega ocorre no mês de novembro de cada ano, tendo em vista as comemorações alusivas ao “Dia da Consciência Negra”, e, segundo a autora da homenagem, tem como objetivo reconhecer e valorizar o trabalho realizado por pessoas ou entidades em prol da causa afro-brasileira, com a finalidade de promover ações de empoderamento da pessoa preta, pautada por um dever de reparação histórica decorrente de um racismo estrutural e preconceito étnico-racial existente na sociedade.