Brasil tem 45 mil diagnósticos de câncer no intestino por ano

Doença além de ser a segunda mais comum entre homens e mulheres, é a terceira que mais mata no país.

Segundo dados do Instituto Internacional do Câncer (Inca), no Brasil, cerca de 45 mil pessoas por ano, são diagnosticadas com câncer no intestino, que, além de ser o terceiro tipo de câncer que mais mata no país, é o segundo mais comum em homens e mulheres. Um sinal de alerta para o tumor são os sintomas, mas a melhor forma de detectá-lo precisamente é através de exames endoscópicos.
A endoscopia é um tipo de exame que é realizado no sistema digestório e que necessita de uma análise bem aprofundada, pois é necessário que se observeo interior do esôfago, estômago e duodeno, além do bulbo. A endoscopia também pode servir para a localização de corpos estranhos no sistema digestório do paciente.
E por ser um exame que requer precisão, o Sabin Atibaiaconta desde a sua fundação com a Unidade de Endoscopia Digestiva (UED), uma clínica especializada em exames endoscópicos que utiliza os dispositivos mais atualizados do mercado para melhor atender o paciente. A clínica possui à sua disposição tecnologias com imagens em HD, cronoscópio elétrico que bloqueia as ondas de luz de vermelha e permite uma melhor visualização dos vasos da mucosa, além de ser a única clínica da região a realizar o exame de ecoendoscopia.
Estudos publicados na Revista Foco mostram que, além da detecção de problemas gastrointestinais e cânceres, exames endoscópicos também auxiliam no diagnóstico e identificação de disfunções alimentares, como a doença celíaca.
Além da ecoendoscopia, a UED do Sabin Atibaia realiza procedimentos como Endoscopia Digestiva Alta, Colonoscopia, Endoscopia de Vias Biliares e Pâncreas, Manometria, pHmetria e a Cápsula Endoscópica, sem contar o tratamento à vácuo para fístulas e colocação de próteses.
“Essa parceria que temos com o Sabin Atibaia é muito proveitosa para todos porque nós podemos expandir e desenvolver nosso trabalho e oferecemos um atendimento mais prático e ágile os pacientes contam com um espaço confortável e seguro para a realização de seus exames”, afirmou Dr. Alexandre Tellian, responsável pela UED do Sabin Atibaia.

Sobre o Sabin Atibaia: O Albert Sabin Hospital e Maternidade foi inaugurado em 1997 em Atibaia e, atualmente, é referência na região Bragantina na área médico-hospitalar. Tem ampla capacidade de atendimento integrado a um ambiente acolhedor e humanizado. O Hospital conta com mais de 12 mil m2 de área construída, cerca de 100 leitos de internação, duas UTIs, quatro unidades de atendimento e mais de 800 colaboradores.
Além dos pacientes particulares, o Sabin Atibaia, como é chamado, realiza assistência de saúde para beneficiários de mais de 20 convênios médicos, atendendo mais de 17 municípios nos estados de São Paulo e Minas Gerais.