Setembro Amarelo: dados apontam alto índice de doenças emocionais no trabalho

Segundo números da Anamt, 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem da síndrome de Burnout.

Setembro é o mês do ano dedicado para a manutenção da saúde mental, visando a prevenção do suicídio, uma campanha que é internacionalmente como Setembro Amarelo. Desde2015 essa ação é praticada no Brasil, e apartir de então,muitas empresas e instituições de saúde promovem atividades que alertama sociedade para os cuidados com a saúde mental.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), é de grande importânciaque as empresas adotem campanhas que promovam o bem-estar mental, pois o ambiente corporativo épropício para a piora de transtornos psíquicos como ansiedade, depressão e a Síndrome de Burnout. Dentre as causas dessas complicaçõesna saúde mental dos funcionários, estão oexcesso de pressão e tarefas, prazos apertados e a falta de uma liderança compreensiva.

Númerosdo Ministério da Saúde apontam que 15,5% da população brasileira é diagnosticada com depressão, tornando o Brasil o país da América Latina com maior preponderância do transtorno. Outro dado que chama a atenção é o da Associação Nacional de Medicina do Trabalho (Anamt), que mostra que 30% dos trabalhadores brasileiros sofrem da Síndrome de Burnout.

 

 

 

 

“Essasestatísticasservem não só para alertar sobre um cuidado pontual com a saúde mental, mas também para alertar um mal maior e real, que é o suicídio. Dados mais recentes da OMS sobre o assunto, indicam que essa é a causa de mais de 700 mil mortes anuais, e que podem ultrapassar 1 milhão se contabilizar as subnotificações”, explica o Dr. Angelo Victor Maciel de Lima, Psiquiatra do Sabin Atibaia.No Brasil, os números de óbitos por essa natureza chegam a 14 mil no ano, uma média de 38 mortes por dia.

“O estigma faz com que muitas pessoas sofram quietas, com medo de serem julgadas ourotuladas por suas lutas emocionais. Precisamos romper esse silêncio e um ambiente de apoio e compreensão”, disse o Dr.Angelo.

A depressão é uma doença séria, que exige atenção com alguns sinais como tristeza profunda, apatia, distúrbios do sono, problemas de memória e concentração, baixa autoestima, aumentou ou perda de peso. Se precisar de ajuda, ligue 188 para o Centro de Valorização da Vida.

 

 

 

 Sobre o Sabin Atibaia: O Albert Sabin Hospital e Maternidade foi inaugurado em 1997 em Atibaia e, atualmente, é referência na região Bragantina na área médico-hospitalar. Tem ampla capacidade de atendimento integrado a um ambiente acolhedor e humanizado. O Hospital conta com mais de 12 mil m2 de área construída, cerca de 100 leitos de internação, duas UTIs, quatro unidades de atendimento e mais de 800 colaboradores.

Além dos pacientes particulares, o Sabin Atibaia, como é chamado, realiza assistência de saúde para beneficiários de mais de 20 convênios médicos, atendendo mais de 17 municípios nos estados de São Paulo e Minas Gerais.