Pesquisa Cultural resgata a história da Fanfarra Municipal de Atibaia
Trabalho do pesquisador Flávio Rodrigues está disponível online.
Foto: Apresentação da FAMA em 1991. Arquivo pessoal de Felipe Ibraim Ferreira.
Não é novidade que a Fanfarra Municipal de Atibaia (FAMA), ao longo de seus mais de 30 anos de existência, acumulou diversos títulos e conquistas que marcaram a trajetória de inúmeros cidadãos atibaianos. No entanto, muito desta história segue desconhecida, inclusive para aqueles que já se encantaram pela passagem da banda pela avenida ou mesmo fizeram parte do conjunto ou de um dos diversos grupos musicais mantidos pelo Projeto Educando com Música e Cidadania.
Para contar parte desta história e trazer ao público registros até então presentes somente em acervos pessoais, o artigo “Entre músicas, marchas e metais: um passeio pela história da Fanfarra Municipal de Atibaia e do Projeto Educando com Música e Cidadania” está disponível de maneira online e gratuita para consulta no endereço https://ruidospodcast.blogspot.com/2024/09/entre-musicas-marchas-e-metais-um.html.
A pesquisa foi conduzida e redigida pelo músico e pesquisador Flávio Rodrigues, mestre em Música pela Universidade Estadual de Campinas e educador do projeto. Autor do livro “Os tambores que vibram em nós: 20 anos do Kawasuji Seiryu Daiko”, sobre o grupo de taiko da cidade de Atibaia, Flávio volta agora seus esforços para falar sobre a FAMA e o Projeto Educando com Música e Cidadania, que beneficia aproximadamente 2 mil pessoas no município. “São tantas pessoas impactadas que eu acompanho no meu dia a dia por esta verdadeira comunidade musical que isso me instigou a saber mais e conduzir esta pesquisa, para que mais pessoas possam ter acesso a isso”, conta o autor.
O coordenador do projeto e maestro da FAMA, Luís Henrique Chinaglia, ressalta a importância deste registro: “É de extrema importância o registro histórico da FAMA, mantendo viva as nossas tradições, o nosso passado, pois, quem conhece o seu passado mantém o seu futuro para continuar construindo novos caminhos, novos desafios, mantendo as gerações sempre ativas. E com isso, a gente consegue levar um pouco para nossos alunos, para os familiares, para os leitores, tudo que a FAMA construiu nesse passo a passo, com várias gerações se dedicando, se doando, se esforçando pra que a música, a dança, a arte, a nossa cultura pudessem e possam se manter vivas.”. Para conferir uma amostra destes registros, visite a página da pesquisa no instagram, no endereço www.instagram.com/entremusicasmarchasemetais. Esta iniciativa foi realizada com recursos da Lei de Emergencial Cultural Paulo Gustavo. Lei Federal nº 195/2022 e suas alterações.