Miguel Torres, presidente da Força sindical fez importante discurso na abertura do XIII Fórum Sindical dos BRICS, Sóchi, Rússia 2024

O companheiro, Mikhail Smhakov, presidente do Fórum Sindical dos BRICS, Rússia 2024, e da Federação Nacional dos Sindicatos independentes da Rússia, FNPR, deu as boas vidas a todas as delegações.

A Força Sindical está representando o Brasil no Brics Sindical, o presidente da Força Sindical, Miguel Torres, que mora em Atibaia, está participando da reunião do 13º Fórum Sindical dos Brics (Brasil, Rússia, India, e China), nos dias 7 e 8 de setembro, em Sochi, na Rússia.

Durante o evento, o presidente da Força Sindical, destaca a importância do BRICS para o fortalecimento das economias emergentes e do movimento sindical.

O Brics é uma aliança econômica entre Brasil, Rússia, China, India e África do Sul com o propósito de trocar experiência e fortalecer as economias dos países membros. Recentemente, se incorporaram ao Brics: Arábia Saudita, Egito, Etiópia, Emirados Árabes e Irã.

 

 

Miguel Torres ressalta que o encontro é um momento importante para que a luta e a solidariedade entre os trabalhadores e entre os países seja consolidada. “A união do movimento sindical é fundamental para o enfrentamento dos desafios e a melhoria na vida de todos”, acrescenta Miguel.

O Brics forma uma espécie de aliança que busca acumular força e protagonismo no cenário político e econômico internacional, ao saírem em defesa de interesses econômicos e sociais comuns ao grupo. “Estamos debatendo novas ideias para o desenvolvimento trabalhista com ênfase na economia dos países membros”, diz Miguel Torres.

Além disso, incentiva a cooperação mútua entre seus cinco membros e posicionar-se como um contraponto à soberania dos países desenvolvidos nos fóruns internacionais.

No painel sobre o contexto e conjuntura brasileira, além da importante explanação do presidente Miguel Torres, também falaram os companheiros, Sérgio Nobre, presidente da CUT, e Carlos Muller, Secretário internacional adjunto da CTB, e a presença do Márcio Ferreira, vice presidente da Força Sindical.

 

 

O companheiro, Mikhail Smhakov, presidente do Fórum Sindical dos BRICS, Rússia 2024, e da Federação Nacional dos Sindicatos independentes da Rússia, FNPR, deu as boas vidas a todas as delegações, e destacou o importante trabalho e desafios dos trabalhadores dos países BRICS no atual e complexo contexto e conjuntura nacional e internacional.

Na pauta nos três dias de debate e intercâmbios na cidade de Sochi, as centrais sindicais dos 10 países que compõem o Fórum Sindical dos BRICS, apresentaram informes sobre contexto e conjuntura em cada país, e debateram sobre diversos temas de interesse comum dos trabalhadores, além da aprovação da importante declaração do Fórum Sindical, que será entre aos Ministros do trabalho dos BRICS durante a reunião ministerial no dia 09 de setembro de 2024, em Sochi.