Frota de Atibaia ultrapassa 138 mil veículos e trânsito será desafio para novo prefeito

Somente entre maio e agosto deste ano o aumento no total de veículos foi de 1.414 unidades. Maioria são carros e motos.

O Atibaiense – Da redação

A frota de veículos de Atibaia não para de crescer e chegou, em agosto, a 138.733 veículos registrados na cidade. Em maio, eram 137.319. O aumento é constante nos últimos anos e tornou-se um grande desafio para os gestores. Novo(a) prefeito(a) terá que criar soluções tanto para o trânsito como para o transporte público.
Informações do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) mostram que em agosto havia 138.733 veículos na frota de Atibaia. Desse total, 77.498 são automóveis, 27.073 motocicletas, 4.660 motonetas, 11.097 camionetes, 6.445 camionetas, 2.948 caminhões, 2.635 utilitários, 2.500 semi-reboques, 1.785 reboques, 1.053 caminhões trator, 446 micro-ônibus, 296 ônibus, 149 ciclomotores, 70 tratores de rodas, 36 triciclos, 34 classificados como outros e 8 side-cars.
O crescimento da frota é positivo com relação à arrecadação de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores). Até agosto, já foram repassados para Atibaia R$ 60.124.890,27. Valor equivale a 50% do arrecadado. A outra metade fica com o Governo do Estado.
Em 2023, de janeiro a dezembro, Atibaia recebeu R$ 64.973.779,30 em IPVA. Caso a média mensal até o fim do ano se mantenha, cidade ultrapassará esse valor em 2024.
Com tantos veículos circulando, os motoristas já enfrentam dificuldades e lentidão em muitos pontos da cidade. Há filas constantes, dificuldades para estacionar por falta de vagas e ruas que já se tornaram estreitas e pequenas para o fluxo constante e cada vez maior.
Nos últimos anos, algumas obras colaboraram com a mobilidade urbana, mas com cada vez mais veículos, já é necessário um complemento nas ações, a fim de absorver o crescimento da frota.
Os candidatos têm apresentado suas propostas e trazemos aqui parte do que cada um dos 5 postulantes colocou em seus Planos de Governo. Os dados foram disponibilizados pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral) e qualquer cidadão pode acessar.

ANA BEATHALTER
Ainda não consta o Plano de Governo apenas de Ana, o arquivo do TSE é o que foi entregue pela dobrada Emil Ono e Ana Beathalter. Em suas redes sociais, Ana já coloca algumas propostas, como implementar um sistema de transporte público sob demanda, moderno e acessível, que atenda às necessidades do usuário de forma prática e ágil; implantação da tarifa zero aos fins de semana; construção da nova rodoviária; criação de faixas e corredores de ônibus; implantação de novas ciclovias e ciclofaixas.

BETO TRÍCOLI
Propõe renegociar termos do contrato do serviço de transporte coletivo do município; viabilizar diferentes modais (patinetes, bicicletas, patins, skates e cadeiras de rodas) para compor a eficiência na mobilidade urbana; ampliação da rede de ciclovias e criação de ciclofaixas em diversos bairros; criar rede de locação de bicicletas; implantar bicicletários e paraciclos; criar linha circular de ônibus entre os bairros mais populosos; implementar aplicativo para cadastro e monitoramento de transporte escolar; melhorar o transporte escolar em áreas rurais; melhorar a segurança no trânsito, especialmente dos motociclistas, ampliando faixas de retenção exclusiva e viabilização de corredores de moto (faixa azul); criar linha de ônibus noturno circular nos principais corredores entre bairros para atender os trabalhadores fora do período convencional; e implantar a tarifa zero no transporte público.

DANIEL MARTINI
Propõe investir na melhoria da qualidade do transporte público da cidade e na promoção de uma mobilidade urbana sustentável; planeja-se a atualização das linhas e itinerários existentes no município; desenvolver campanhas contínuas para incentivar o uso de meios de transporte menos poluentes, como bicicletas e patinetes motorizados, promovendo também a prática da carona e a prevenção de acidentes; redução de obstáculos viários e a adequação dos limites de velocidade das vias de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro; explorar a redução do custo da passagem de ônibus através de instrumentos legais que permitam ao Poder Executivo implementar políticas públicas benéficas aos usuários do transporte coletivo; reorganizar a zona central da cidade, incluindo a implementação de vias exclusivas para pedestres e a reestruturação do tráfego e das vias públicas.

LUCAS FRIES
O programa do candidato prevê a municipalização do transporte, implementação de tarifas reduzidas ou gratuitas, expansão das linhas e horários de serviço, e investimentos em tecnologias limpas e infraestrutura moderna; melhoria e aumento da oferta de serviço; melhoria do serviço de transporte e o aumento do número de viagens diárias, incluindo conexões entre áreas rurais e o centro urbano; investir em transporte público que minimize o impacto ambiental, promovendo o uso de combustíveis limpos e tecnologias sustentáveis; avaliar modelos de subsídio público para reduzir o custo do transporte para os cidadãos, incluindo a implementação de tarifa zero ou tarifas acessíveis; incluir nos veículos de transporte e estações materiais educativos e culturais que promovam a conscientização social e cultural; modernizar a infraestrutura dos pontos de parada e veículos, e utilizar tecnologia para informar horários e itinerários em tempo real; incentivar o uso de bicicletas e caronas solidárias; promover a capacitação contínua dos profissionais do setor de transporte, focando em atendimento ao usuário, segurança e eficiência operacional.

SAULO PEDROSO
O candidato propõe implantar o Tarifa Zero no sistema de transporte público; realização de obras para a melhor fluidez do trânsito de veículos; buscar junto ao Governo Federal a viabilidade de uma transposição de um viaduto para ligar os bairros do Alvinópolis e Jardim Imperial; ampliar as ciclovias, criando um plano cicloviário; melhorar a sinalização viária; promover estudos e buscar recursos para viabilizar a construção de uma nova rodoviária; realizar constantemente campanhas de conscientização sobre educação no trânsito, envolvendo motorista, motociclistas, pedestres e ciclistas; utilizar de meios tecnológicos para melhorar a mobilidade da cidade; implantação de sinalização inteligente para dar maior fluidez; regulamentar Conduapp no município, certificado de motorista de app; instalação de bicicletários em espaços públicos; pavimentação das principais vicinais, para melhorar o tráfego e o escoamento de produção agrícola e ao transporte público.