Atibaia Saneamento destina mais de 600 toneladas de lodo de esgoto para a reciclagem no primeiro semestre de 2024
Ação reforça a preservação nas atividades desenvolvidas em suas operações e a promoção da circularidade em escala industrial.
No primeiro semestre de 2024, a Atibaia Saneamento atingiu um novo marco na destinação do lodo de esgoto, produzido nos processos de tratamento do efluente coletado na cidade. Ao todo, a iniciativa de descarte sustentável do material encaminhou mais de 600 toneladas do resíduo sólido, volume atestado no recebimento de placa emitida pela empresa de economia circular Tera Ambiental, reforçando o compromisso e responsabilidade da operação do Grupo Iguá para a promoção da circularidade, em escala industrial, e preservação em suas atividades.
Como fator de comparação, em todo o ano de 2023 foram destinadas quase 800 toneladas de lodo de esgoto. A tendência em 2024 é dobrar o número atingido no ano anterior, estabelecendo uma marca histórica para a empresa.
Desde 2015, a Atibaia Saneamento, Parceira Público-Privada da SAAE, que atua no sistema de esgotamento sanitário de Atibaia, encaminha todo o lodo proveniente do tratamento de esgoto para um aterro de compostagem, que transforma o resíduo em composto agrícola. Em 2023, o volume correspondeu a 600.546 m2 de área adubada pelo fertilizante orgânico. Isso é possível porque o lodo, produto final do processo que acontece nas Estações de Tratamento de Esgoto (ETEs), é rico em nutrientes benéficos ao solo e para as plantas.
Além do uso como fertilizante, outra grande vantagem da transformação do lodo é a diminuição de rejeitos nos aterros sanitários. De janeiro a dezembro de 2023, por exemplo, mais de 780 toneladas do material coletado nas ETEs da Atibaia Saneamento foram destinadas para a aterro de compostagem, onde o resíduo pôde passar pelos processos de redução de massa e volume, além da completa higienização, para que estivesse pronto para a utilização como adubo agrícola.
Do montante, 300 toneladas foram devolvidas à agricultura local como fertilizantes orgânicos, uma alternativa mais econômica e rentável para os produtores rurais, já que o insumo costuma ser mais barato e tem melhor desempenho no solo, se comparado ao composto sintético.
“Encerrar o processo de tratamento de esgoto local de forma sustentável impacta diretamente na preservação do meio ambiente e contribui para a economia de Atibaia e região por meio do fomento, principalmente, do trabalho rural. Por isso, temos muito orgulho dessa iniciativa e queremos colaborar, cada vez mais, para que o saneamento básico gere boas transformações”, finaliza o diretor-geral da Atibaia Saneamento, Mateus Banaco.
Sobre a Atibaia Saneamento: A concessionária atua, desde 2013, por meio de um contrato de Parceria Público-Privada com duração de 30 anos junto a Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE). A empresa é responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade, atendendo cerca de 144 mil pessoas. Com investimentos contínuos, atua com mais de 40 colaboradores para expansão do sistema de esgoto a partir da instalação de novas ligações, implantação de redes de coleta, substituição e remanejamento da rede existente, entre outros serviços, com o objetivo de universalizar o acesso da população à coleta e tratamento do efluente. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá.
Sobre a Iguá Saneamento: A Iguá Saneamento atua na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 27 municípios, de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 16 operações que beneficiam 3 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência de gerenciamento do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2023, ranking nacional que avalia a relação com startups. Recebeu duas certificações das normas ISO (International Organization for Standardization) ISO 37001 e 37301 – que abrangem, respectivamente, Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance, reforçando os altos padrões éticos e legais aplicados nas operações. Ainda em 2023, a companhia foi eleita pelo 7° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW). Mais informações em www.igua.com.br.