Primeiras maquiadoras Down de Atibaia vão trabalhar em peça de atores com deficiência
Ambas com 17 anos e com nome de Ana, inseparáveis desde a infância, tornaram-se as primeiras maquiadoras com Síndrome de Down da escola profissionalizante Embelleze em Atibaia, que já formou 4.800 pessoas, desde 2010.
Ana Luiza Arruda Brigida e Ana Beatriz Madero sempre acompanharam tutoriais de maquiagem na internet e, ao longo do curso, puderam afinar a coordenação motora, se tornaram mais seguras em relação ao assunto e agora, depois de cinco meses e meio de aulas, têm uma profissão que ambas adoram.
A dedicação valeu a pena. Na agenda profissional, as duas novas maquiadoras já tem um compromisso: maquiar os atores da peça Alice no País das Maravilhas, que será representada no dia 03 de dezembro no Cine Itá.
A prova final do curso das Aninhas, que aconteceu na semana passada, foi justamente maquiar os atores do Instituto Fazendo Arte, Fazendo Parte, uma iniciativa que começou em 2018 e que atende jovens e adultos com deficiência intelectual e /ou neurodiversos, a partir dos 13 anos, com aulas de expressividade cênica, musical, teatro, artes visuais e movimento e corpo. Hoje o instituto conta com 24 aprendizes.
Para os atores, a expressão artística contribui para que os participantes despertem e desenvolvam capacidades e habilidades de comunicação, ganhem autonomia e sentimento de pertencimento, promovendo a inclusão.