Posto de Monta é doado em definitivo para Bragança Paulista
O prédio do Posto de Monta é avaliado em cerca de R$ 150 milhões e possui aproximadamente 300 mil m² de área.
Após muito trabalho e empenho da Administração Municipal, o Parque de Exposições Dr. Fernando Costa, o Posto de Monta, foi doado em definitivo, no final do ano de 2022, pelo Governo do Estado de São Paulo para o município de Bragança Paulista, sendo finalmente incorporado ao Patrimônio Público Municipal.
O prédio do Posto de Monta é avaliado em cerca de R$ 150 milhões e possui aproximadamente 300 mil m² de área. Foi preciso muito esforço da Administração Municipal para que o Governo do Estado doasse o imóvel de forma definitiva. Na prática, com a doação, o município poderá fazer os investimentos necessários no local, sem correr risco de perdê-los no futuro, já que o espaço era concedido para uso.
Os trabalhos para a doação do imóvel foram iniciados em 2019 pelo Deputado Estadual Edmir Chedid, a pedido do Prefeito Jesus Chedid e do então Vice-Prefeito Amauri Sodré. Na época, foi levantada toda a documentação necessária para o início do processo. No ano seguinte, em janeiro de 2020, o Governo do Estado havia sinalizado a autorização para doação do imóvel. Em fevereiro de 2022, representantes do Conselho do Patrimônio Imobiliário do Estado de São Paulo estiveram em Bragança Paulista vistoriando a área. E após todo este trâmite, o Governo formalizou a doação definitiva do local em dezembro de 2022.
Como próprio público do município, a Prefeitura poderá realizar benfeitorias e promover o agronegócio e o turismo, bem como gerar emprego e renda às famílias.
O Parque de Exposições Dr. Fernando Costa recebe semanalmente as feiras-livres e anualmente a Expoagro e Festa do Peão de Boiadeiros, bem como o Festival da Linguiça, Feiras das Nações e diversos outros eventos, como o Carnaval, que há dois anos ocorre na Passarela “Ricardo Bonini”.
MELHORIAS NO POSTO DE MONTA
Entre as melhorias já realizadas, está a construção da nova rua para eventos e feiras que acontecem dentro do Posto de Monta (Passarela “Ricardo Bonini”). O espaço recebeu serviços de tubulação, asfalto, construção de caixas, iluminação em led e colocação em alambrado nas divisórias para que os feirantes da cidade possam ter um espaço mais adequado e para os eventos, especialmente o Carnaval.
As duas estufas do Posto de Monta também foram melhoradas, com troca de cobertura. O galpão que recebe a Feira da Amizade recebeu asfalto. No local da Feira Agropecuária, aconteceu o aumento do platô. Houve plantio de grama no talude e construção de alambrado. O Posto de Monta ainda recebeu a instalação de novas câmeras de monitoramento.
Ainda no Posto de Monta, ocorreu a construção de canaleta e tubulação em volta da pista de prova, assim como a construção de novos banheiros masculinos e femininos, com acessibilidade. Em parceria com a Cultura e Turismo, foi construído um novo galpão para eventos, que já foi utilizado para as festividades do município, como Festa Nordestina, Feira das Nações e Festival da Linguiça.
A sede da Secretaria de Desenvolvimento dos Agronegócios, no Posto de Monta, foi reformada e mobiliada e o espaço ao redor recebeu iluminação em LED, além de novo paisagismo.