Inauguração do CIEM 3 é mais uma entrega marcante do governo Emil Ono na área da Educação

Centro Integrado de Educação Municipal terá 20 salas de aula, auditório, salas inclusivas, quadra poliesportiva coberta e piscina aquecida por sistema solar.

O Atibaiense – Da redação

A terceira unidade do Centro Integrado de Educação Municipal, o CIEM 3, será inaugurada nesta semana. A Prefeitura informou que as aulas na escola, que fica no bairro do Caetetuba, começam a partir de 2025, beneficiando cerca de 500 crianças com ensino em período integral em uma das regiões mais populosas da cidade.
Com área construída de 5.477,35 m², a unidade possui 20 salas de aula, auditório, salas inclusivas, salas multiuso, quadra poliesportiva coberta e ambientes integrados, além de piscina aquecida por sistema solar e geração de energia fotovoltaica, o que garante sustentabilidade e um ambiente moderno.
“É uma escola linda e moderna que contempla todos os requisitos da questão ambiental para uma região da cidade que merecia há muito tempo uma escola deste porte. De maneira muito justa a Câmara Municipal aprovou a denominação do CIEM 3 Esperança GiacominMaeda”, disse o prefeito Emil Ono, referindo-se à professora que dará nome à instituição.
No início de agosto, o CIEM 3 receberá também as aulas da Fatec, para o curso gratuito de Desenvolvimento de Software Multiplataforma, o primeiro que será oferecido no município da Faculdade de Tecnologia do Estado de São Paulo.
A Administração Municipal investiu mais de R$ 38 milhões no CIEM 3, que vai oferecer creche, pré-escola e ensino fundamental I em meio a uma infraestrutura adequada à aprendizagem e ao desenvolvimento das crianças. Atibaia já conta com outras duas unidades do Centro Integrado de Educação Municipal, localizadas no Jardim Terceiro Centenário (CIEM 1) e no Jardim Imperial (CIEM 2).
De acordo com a Prefeitura, a construção do CIEM 3 faz parte do Plano de Governo e do Plano de Gestão da Secretaria de Educação, buscando elevar cada vez mais a qualidade e a equidade da educação municipal, ao mesmo tempo em que possibilita a ampliação da oferta da jornada integral para os alunos de Atibaia.
Atualmente, a rede de ensino do município soma aproximadamente 16 mil alunos e, do total de 63 unidades escolares, 41 são de tempo integral, com os estudantes permanecendo o dia todo na unidade; 14 têm jornada ampliada (contraturno), com os alunos realizando atividades extracurriculares em alguns dias e períodos da semana; e 8 possuem jornada parcial, com os alunos permanecendo na unidade apenas um período do dia.

CIEM 4

A Prefeitura de Atibaia está expandindo significativamente sua infraestrutura educacional com a inauguração do CIEM 3 (Centro Integrado de Educação Municipal), prevista para os próximos dias no bairro Caetetuba, e os planos avançados para o CIEM 4, que será implantado no Bairro do Portão. A administração municipal realizou a desapropriação do terreno ao lado da EM Nelson José Pedroso, preparando-se para ampliar suas instalações e introduzir o novo centro educacional.
O CIEM 4 será um complexo moderno, projetado para oferecer um ambiente de aprendizado ideal. Com salas de aula amplas, atividades extracurriculares diversificadas, piscinas aquecidas por energia solar, vestiários, refeitórios, áreas administrativas expandidas e um sistema de energia fotovoltaico, o centro promete proporcionar conforto e segurança aos alunos.
O CIEM 3, com uma área construída de 5.477,35 m², está pronto para receber cerca de 540 crianças em período integral. Equipado com piscina aquecida por energia solar, auditório, salas inclusivas, quadra poliesportiva coberta e espaços integrados, o complexo demonstra o compromisso da Administração em oferecer uma educação completa e de qualidade.
De acordo com o prefeito Emil Ono, investir em educação de qualidade é fundamental para o futuro da cidade. “Com a inauguração do CIEM 3 e o desenvolvimento do CIEM 4, estamos oferecendo às nossas crianças um ambiente propício para o aprendizado e o desenvolvimento integral. Nossa meta é proporcionar uma educação que prepare nossos jovens para os desafios do futuro”, ressaltou.