Atibaia tem recorde em abertura de empresas nos últimos anos
Somente nos últimos 4 anos o crescimento chegou a 18,9%, levando-se em conta somente o primeiro semestre de cada ano.
O Atibaiense – Da redação
Atibaia tem apresentado ano a ano crescimento na abertura de novas empresas. Na comparação dos últimos 10 anos, crescimento chegou a 216,8% no total de empresas abertas anualmente (dado mais recente de 2023). Se for considerado apenas o primeiro semestre, houve crescimento de 167,5%.
Somente nos últimos 4 anos, se levado em conta o semestre, o crescimento chegou a 18,9%. De janeiro a junho de 2024 cidade recebeu 2.769 novas empresas. Em 2023, foram 2.513 no mesmo período; em 2022, 2.626 e, em 2021, ano bastante impactado pela pandemia, 2.328. O primeiro semestre de 2020, também impactado pela pandemia, apresentou 1.642 novas empresas no primeiro semestre, menor que o primeiro semestre de 2019, ano pré-pandemia, que tinha registrado 1.801 novas empresas. No total anual, no entanto, mesmo com as dificuldades para a economia causadas pela Covid-19, 2020 fechou melhor que 2019, com 3.789 novas empresas. No ano anterior, foram 3.553.
Há 10 anos, o total de empresas abertas em um ano foi 55,1% menor que somente o primeiro semestre de 2024.
Atualmente Atibaia conta com 27.646 empresas ativas, sendo 23.863 microempresas, 1.751 de pequeno porte e 2.032 classificadas como outros.
As informações são do Mapa de Empresas, ferramenta disponibilizada pelo governo federal para os interessados em obter informações mensais sobre o procedimento de registro de empresas, como o tempo médio para abertura, e o número de empreendimentos abertos e fechados, inclusive com detalhes sobre a localização e as atividades desenvolvidas.
Os investimentos na economia de Atibaia têm sido constantes nos últimos quatro anos, o que colaborou para o resultado positivo.
Recentemente, a Prefeitura de Atibaia aderiu ao Projeto “Facilita SP – Municípios”, do Governo do Estado, visando o desenvolvimento de um ambiente de negócios mais competitivo e favorável aos empreendedores e empresários por meio de uma política de desburocratização e cumprimento de diretrizes de liberdade econômica. O objetivo do programa é simplificar processos e procedimentos, tornando boa parte deles digital, o que fomenta ainda mais o empreendedorismo.
A nova lei de incentivo, aprovada em dezembro de 2022, tornou Atibaia mais atrativa, com descontos e isenções de taxas e impostos e também foi modernizada, incluindo setores que crescem e atraem empregos e renda, como o turismo.
A lei traz ainda o IPTU Empreendedor, que por meio de pontuação, a história que a empresa tem com a cidade, com o crescimento da cidade, é possível solicitar descontos entre 20% e 100% no IPTU devido. O IPTU Empreendedor leva em conta uma série de fatores para conceder o desconto, entre eles o tempo na cidade, número de pessoas que emprega, o regime tributário da empresa, que influencia na arrecadação.
Os pequenos empresários também estão recebendo suporte. Há capacitação para os MEIs, em alguns casos com parceria do Sebrae. E existe um espaço no Facilita para colaborar com quem está começando. Por agendamento, é possível utilizar o espaço de coworking da Sedec, assim como utilizar a impressora 3D recém-instalada no Espaço Maker. Há ainda mentoria para startups. Todos os serviços são gratuitos, basta agendar.
A Expo Industrial de Atibaia, que chegou à segunda edição em 2024 e incluiu o setor de serviços, tem se tornado um ambiente para novos negócios, impulsionando as empresas instaladas na cidade.
Vale ressaltar que a infraestrutura do município também é um atrativo para que novos investimentos venham para a cidade. Novos empreendedores levam em conta a estrutura encontrada no município antes de decidir se estabelecer.
NO ESTADO
Mais de 174 mil empresas foram abertas no Estado de São Paulo no primeiro semestre deste ano, estabelecendo um recorde na série histórica iniciada em 1998 pela Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Governo de SP. Esse número representa um aumento de 14,7% em comparação com as mais de 152 mil constituições registradas nos primeiros seis meses de 2023, que até então era o maior total já registrado.
Em média, cerca de 29 mil empresas foram abertas por mês em todo o estado. O recorde de abertura de empresas no primeiro semestre de 2024 foi impulsionado pelo registro de 29.699 novas constituições em junho, que foi o melhor mês de junho na série histórica e o terceiro melhor resultado deste ano.