Atibaia tem mais médicos e enfermeiros por habitante do que a média estadual
A média de profissionais de saúde é também maior do que de outras cidades da região como Bragança Paulista e Itatiba.
O Atibaiense – Da redação
Atibaia é a cidade da região com maior média de disponibilidade de profissionais médicos e enfermeiros para cada mil habitantes. São 5,62 médicos por mil habitantes e 2,03 enfermeiros. Os dados referem-se a profissionais com vínculo empregatício.
A média do Estado de São Paulo é de 3,27 médicos para cada mil habitantes e 1,94 enfermeiros. Na região, Bragança Paulista tem 4,68 médicos por mil habitantes e 1,95 enfermeiros. Já Itatiba tem apenas 2,12 médicos e 1,23 enfermeiros por mil habitantes.
Os dados constam de Painel da Fundação Seade sobre Saúde, que mostram também os atendimentos no SUS (Sistema Único de Saúde) e na rede fora do SUS. Informações são referentes a dezembro de 2023. Pelo SUS, estão trabalhando 43,7% dos médicos de Atibaia com vínculo empregatício, correspondendo a 395 profissionais. Na rede fora do SUS há 56,3% dos profissionais médicos, sendo 509 ao todo.
Com relação aos enfermeiros, 44% estão no SUS, correspondendo a 144 profissionais e 56% estão na rede particular, ou 183 profissionais.
São ao todo 904 médicos atendendo em Atibaia com vínculo empregatício. Desses, 302 são clínicos, estando 205 no SUS e 97 fora do SUS. A especialidade de Pediatria é a segunda com mais médicos na cidade. São 109 profissionais, sendo que 55 atuam no SUS. Em terceiro está Ortopedia e Traumatologia, com 74 profissionais ao todo, sendo 22 no SUS. Ginecologia Obstetra conta com 48 profissionais, estando 12 no SUS. Oftalmologia vem em seguida, com 47 profissionais, 11 deles no SUS. Há dados de todas as especialidades disponíveis na cidade.
Em grande parte das especialidades há mais profissionais fora do SUS, mas em algumas, maioria atua no atendimento público. Clínica Geral é uma delas. Cirurgia Geral também tem mais profissionais no SUS: são 19, enquanto 13 atuam fora. Saúde da Família também predomina no SUS, com 15 profissionais. Há apenas 1 fora.
Duas especialidades estão apenas no atendimento do SUS: Anatomopatologista, com 1 único profissional e Generalista Alopata, também com 1 profissional no SUS.
Existem na cidade, de acordo com dados da Seade de dezembro de 2023, 431 estabelecimentos médicos, entre consultórios isolados, clínicas, diagnose e terapia, unidades básicas de saúde, hospitais, saúde mental, unidade móvel, vigilância em saúde e pronto atendimento. Desses, 392 são particulares.
Em alguns aspectos, as informações do Painel estão desatualizadas, especialmente referentes à rede municipal de saúde. Isso porque foram ampliadas equipes de saúde da família e a cidade também ganhou nova unidade de saúde, no bairro do Tanque, em 2024.
Outros dados, que não constam no painel Seade, também são relevantes, como ampliação de equipes na atenção primária, com contratação de 400 novos servidores. Somente em março foram contratados 65 novos agentes comunitários concursados.
Durante o governo de Emil Ono, foram disponibilizados 9 serviços novos, entre unidades básicas e serviços especializados. E esta semana foi iniciado o atendimento da motolância do SAMU.