De Olho nos Rios realiza manutenção de módulo agroflorestal em propriedade rural de Atibaia
Além do módulo agroflorestal, o Projeto De Olho nos Rios também promoveu a construção de bacias de captação de água da chuva.
O Projeto De Olho nos Rios tem o compromisso de fazer o monitoramento dos módulos agroflorestais implantados e, periodicamente, realiza visitas técnicas para avaliação e manutenção do plantio de espécies nativas, como ocorrido nesta quinta-feira (20), quando nossa equipe retornou ao Sítio Bom Plantador, em Atibaia. A propriedade recebeu as primeiras ações do plano de requalificação hidrológica, com a implantação da SAF, há quatro meses e, hoje, ela segue se desenvolvendo graças aos cuidados dos moradores.
Além do módulo agroflorestal, onde uma ampla diversidade de espécies de árvores nativas deu início ao enriquecimento ambiental de uma área que, em breve, será consorciada com outros cultivos agrícolas, o Projeto De Olho nos Rios também promoveu a construção de bacias de captação de água da chuva, visando contribuir para a conservação do solo, a infiltração da água, o abastecimento do lençol freático e, consequentemente, a perpetuação da biodiversidade local.
A propriedade, que já trabalha com espaço educativo, agora ganha mais um modelo para disseminar conhecimentos agroecológicos como alternativa de geração de renda para as comunidades locais e o Projeto De Olho nos Rios parabeniza o Sítio Bom Plantador pela iniciativa e parceria em defesa dos recursos hídricos da nossa região.
DE OLHO NOS RIOS
O Projeto De Olhonos Rios é uma iniciativa da Associação Mata Ciliar em parceria com a Petrobras, através do programa Petrobras Socioambiental, que incentiva a adoção de práticas para a recuperação de áreas degradadas e conservação de áreas naturais, como fontes de sequestro de carbono e proteção da fauna silvestre, visando a promoção da participação comunitária na gestão dos recursos hídricos.
O Projeto atua nos 12 municípios que abrangem as bacias dos Rios Atibaia e Jaguari: Artur Nogueira, Cosmópolis, Paulínia, Campinas, Valinhos, Itatiba, Jarinu, Tuiuti, Bragança Paulista, Atibaia, Bom Jesus dos Perdões e Nazaré Paulista.