Bandido é morto pela PM após perseguição e troca de tiros

O carro que os bandidos usavam foi usado em um roubo em Araras/SP, quando entrou em Atibaia foi identificado pela Muralha Digital e começou a perseguição.

Foto reprodução

Na tarde desta terça-feira, dia 25, por volta das 16 horas, um homem trocou tiros com policiais militares ao tentar fugir e acabou morto. Ele teria praticado um roubo a residência em Araras e, ao entrar em Atibaia, o carro que dirigia foi identificado pela Muralha Digital como sendo veículo com queixa de furto.

A Polícia Militar informou que uma equipe formada por três PMs estava em patrulhamento quando recebeu a informação da Guarda Civil Municipal de que um veículo Hyundai HB20 havia entrado em Atibaia, sendo que o automóvel constava nos cadastros da GCM como tendo sido utilizado para a prática de roubo a residência na cidade de Araras.

Os ocupantes do veículo Hyundai HB20 teriam roubado a residência e fugido para Atibaia. Assim que o carro foi identificado pela Muralha Digital, os PMs começaram uma ronda para encontrar os bandidos. Na Rua Francisco Monte Oliva Lopes, no bairro Itaperi, avistaram o veículo suspeito. Assim que o condutor do veículo avistou a viatura policial ele engatou a ré, fez uma manobra evasiva e saiu em disparada.

Começou uma perseguição com os PMs dando todos os sinais sonoros e luminosos da viatura, determinando, por diversas vezes, que o condutor do veículo parasse, mas não foram atendidos. Por diversas vezes o condutor do veículo subiu na ciclovia da Av. Jerônimo de Camargo e fazia o retorno para o sentido oposto da avenida. Ele então seguiu para o bairro Jardim dos Pinheiros e os PMs perceberam que no interior do veículo havia somente seu motorista. Outras viaturas foram acionadas para apoio. Em dado momento, o veículo seguiu para a Rua dos Lírios, que é uma rua sem saída. O motorista fez então uma conversão abrupta para tentar voltar pela rua, mas acabou ficando com o carro de frente com a viatura.

O condutor do veículo HB20 colidiu contra a viatura policial no intuito de ganhar espaço para prosseguir sua fuga, mas foi impedido. Os policiais desembarcaram da viatura e, mais uma vez, deram ordem para que o condutor do veículo desembarcasse, tudo de forma muito rápida. Nesse momento, de forma inesperada, o condutor do veículo empunhou uma arma em direção aos PMs, efetuando um disparo. Apesar dos policiais verbalizarem, por diversas vezes, para que o condutor do veículo soltasse sua arma, ele não obedeceu e, mais uma vez, apontou em direção aos PMs, que diante da ameaça, tiveram que disparar. O homem ainda tentava disparar sua arma contra os PMs quando foi alvejado.

O acusado ficou ferido e foi levado pelo resgate do Corpo de Bombeiros para a Santa Casa, mas não resistiu aos ferimentos e faleceu no hospital.

Os PMs apreenderam a arma do condutor do veículo, um revólver Taurus calibre 38 com o número de série suprimido. O revólver estava com quatro munições intactas, uma picotada e uma deflagrada.

Compareceram ao local outras viaturas da PM, a Guarda Civil Municipal, a Polícia Civil e a Perícia Técnica Científica.

No interior do veículo usado pelo acusado foram apreendidos diversos artigos de vestuário, relógios,bijuterias e outros pertences que haviam sido roubados em Araras (total de 104 itens) e foram reconhecidos e devolvidos ao proprietário na delegacia. Também estavam em poder do acusado um celular e R$ 457,00 em dinheiro.

O veículo usado pelo criminoso é um automóvel “dublê” de um outro da mesma marca e modelo. O emplacamento original deveria ser outro. O carro é do Rio de Janeiro e tem registro de furto.

No decorrer da elaboração da ocorrência policial é que surgiu a suspeita de que o autor dos disparos estaria agindo em conluio com, pelo menos, outros três elementos e que esses tinham a intenção de também realizar roubos em Atibaia.

O armamento dos policiais militares foi apreendido para realização de exames periciais de praxe. Também foram apreendidos os estojos deflagrados pelas armas dos PMs.