Artista visual Alline Nakamura realiza no final junho caminhada fotográfica noturna no Centro Histórico de Atibaia

O projeto é realizado com recursos da Lei Emergencial Paulo Gustavo, a Lei Federal n°195/2022 e suas alterações.

“O projeto ‘Faça luz, faça cor’ vai acontecer no dia 29 na Rua José Lucas e busca estimular o olhar dos participantes para aspectos históricos e socioculturais da cidade” A artista visual Alline Nakamura realiza no final do mês de junho (29) uma caminhada fotográfica noturna no centro histórico de Atibaia. O evento faz parte projeto “Faça luz, faça cor”, é aberto para toda a população e acontecerá a partir das 19 horas, na Rua José Lucas. Com a câmera do celular e o uso de papéis celofane coloridos presos ao aparelho, os participantes registrarão o olhar pessoal sobre diversas perspectivas da rua.
O projeto é realizado com recursos da Lei Emergencial Paulo Gustavo, a Lei Federal n°195/2022 e suas alterações. A Rua José Lucas liga as igrejas da Matriz e do Rosário e reúne importantes pontos históricos, além de ser palco de marcantes movimentos socioculturais da cidade: “o principal objetivo é estimular e sensibilizar a percepção das pessoas com o entorno de maneira criativa e reflexiva. A fotografia utilizada como linguagem visual nos ajuda a produzir reflexão crítica sobre a nossa história, sobre como está o desenvolvimento da nossa cidade, além de despertar em nós a sensação de pertencimento ao lugar onde moramos”, explica a artista.
O Projeto “Faça luz, faça cor” acontece simultaneamente aos festejos em comemoração ao aniversário de 359 anos de Atibaia. Além da caminhada, trará também uma intervenção artística, com luzes pisca-pisca coloridas no início e no final da Rua José Lucas.
Segundo Alline, a luz é matéria-prima da fotografia e esteve sempre presente no cotidiano da família Nakamura, através do trabalho do pai na CESP, antiga companhia de energia, e pelo gosto do avô materno que adorava luzes coloridas de natal: “em nossa caminhada, percorreremos pontos históricos como o pelourinho, a casa paroquial e vamos relembrar esta rua como parte de importantes de manifestações culturais, como a congada”.
A artista também aponta que as luzes coloridas dentro deste projeto também têm a proposta de fazer referência ao Mês do Orgulho. A comunidade LGBTQIAPN+ tem as cores do arco-íris e sua bandeira como símbolos mundiais da sua luta por direitos. E o Dia Internacional do Orgulho, que acontece dia 28 de junho, um dia antes da caminhada fotográfica, faz parte do calendário de datas afirmativas: “Para mim é muito importante também enaltecer este momento da caminhada e todas as conquistas que o Mês do Orgulho reforça, pois no mesmo dia da caminhada nossa comunidade LGBTQIAPN+ estará realizando a 3ª Feira da Diversidade no Município”, destaca.
A caminhada fotográfica noturna contará com a participação dos coletivos culturais de Atibaia: Negra Visão, Pajubá e Clube Atibaiense de Fotografia. Todo o trajeto da caminhada vai contar com acompanhamento e audiodescrição para grupo de pessoas com deficiência visual.
Para participar, basta estar presente 15 minutos antes do início do evento, em frente ao Centro Cultural André Carneiro, na Praça da Matriz.
As fotografias resultantes da caminhada poderão ser disponibilizadas, caso a pessoa participante desejar publicá-las, em suas redes sociais com a #façaluzfaçacor, para facilitar a localização das imagens.
Sobre a artista A caminhada por ambientes cotidianos pela cidade de Atibaia com o registro fotográfico é tema de pesquisa da artista no seu Doutorado em Artes Visuais na USP.
Alline Nakamura á participou de exposições coletivas – a primeira em 2008 – e uma exposição individual recente, em junho deste ano – nos centros culturais desta rua, sobretudo o CCAC – Centro Cultural André Carneiro. Lá já ministrou palestra, participou de performance, fez montagem de exposições coletivas. Alline também coordenou
quatro caminhadas fotográficas no Centro histórico de Atibaia.