11ª edição do Festival Brasileiro de Nanometragem acontece este mês

Filmes de até 45 segundos também podem ser inscritos gratuitamente até 19 de maio no festival, que acontecerá em junho, na Praça da Matriz.

O Festival Brasileiro de Nanometragem, iniciativa direcionada a filmes com duração máxima de 45 segundos, volta a acontecer em Atibaia, realizando, em parceria com a Prefeitura, uma série de oficinas gratuitas nos bairros Jardim Imperial, Caetetuba, Portão e Alvinópolis, entre os dias 16 e 24 de maio. A inscrição de filmes no festival, que será realizado em junho na Praça da Matriz, também é gratuita, e o prazo foi prorrogado até 19 de maio.

Datas das oficinas

Jardim Imperial – 15 vagas
Dias 16 e 17 de maio, às 19h
Escola Estadual Prof. Fulvia Maria Aparecida Cancherini Fazzio
R. Tóquio, s/n

Caetetuba – 15 vagas
Dias 16 (às 19h30) e 18 de maio (às 16h)
Complexo Santa Clara
Av. Prof. Flávio Pires de Camargo, nº 1200

Portão – 15 vagas
Dias 21 e 22 de maio, às 18h
Circo Teatro do Sabonete
Rua Antônio da Cunha Leite, nº 1771

Alvinópolis – 15 vagas
Dias 23 e 24 de maio, às 18h
Centro Comunitário Alvinópolis Armando Petrucci
Praça Alvise Abramo, s/n

Como se inscrever?

Para se inscrever é necessário encaminhar nome completo e bairro em que pretende fazer a oficina para o e-mail: festivaldenanometragem2024@gmail.com . O prazo é de até um dia antes da realização da oficina pretendida e as vagas serão preenchidas conforme a ordem de chegada dos e-mails recebidos.

Além das oficinas, o festival ainda promoverá o projeto “Cine Fusca”, com mostras especiais em locais públicos para exibir os filmes produzidos nas aulas práticas nos bairros.

“Como se fazer um Nanometragem”
O formato de nanometragem facilita a participação de produtores iniciantes e amadores, que podem fazer seus vídeos sem a necessidade do uso de equipamentos profissionais, o que possibilita aos criadores destacar-se pela sua capacidade criativa na execução do filme.

Inscrições para o Festival Brasileiro de Nanometragem
Abrangendo diversas categorias do audiovisual, como documentário, ficção, animação, videoclipes, videopoema e outros filmes experimentais, o festival ainda está com inscrições abertas, com mais informações no regulamento disponível no site do evento: www.festivaldenanometragem.com.br .

A exibição dos filmes e a cerimônia de premiação acontecerão no dia 8 de junho, na Praça da Matriz. Os filmes selecionados receberão o símbolo “Golden Laurel” e serão apresentados no 29º Festival Internacional de Contis, na França.

Realização
Uma importante iniciativa de fomento ao setor audiovisual da região, o 11º Festival Brasileiro de Nanometragem é realizado com recursos do Fundo Municipal de Cultura pela Associação Incubadora de Artistas, com apoio da Prefeitura de Atibaia e do Conselho Municipal de Políticas Culturais (COMPOCAT).