Atibaia “ganha” mais de 22 mil veículos em cinco anos

Entre janeiro de 2019 e setembro de 2023, a frota do município ganhou 21.929 novos veículos registrados.

O Atibaiense – Da redação

Atibaia tem hoje 158.640 habitantes e 133.639 veículos registrados em seu território. Levando-se em consideração a parcela da população que não tem idade ou habilitação para dirigir, é praticamente um carro por habitante. Somente de janeiro a setembro deste ano, 3.114 novos veículos passaram a circular pela cidade.
Uma análise nos dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) mostra que, de janeiro de 2019 até setembro de 2023 (dado mais atual disponível), passaram a circular pelas ruas e avenidas da cidade 21.929 novos veículos. Se considerarmos que houve vendas e emplacamentos em outubro, novembro e dezembro, já são mais de 22 mil.
A cidade vem ganhando, ano a ano, uma média de 4,4 mil veículos a mais. Somente 2020, que foi o primeiro ano da pandemia de Covid-19, que houve um crescimento mais tímido.
Em janeiro de 2019 Atibaia contava com 111.710 veículos, passando para 116.342, um crescimento de 4.632 unidades. Em 2020, foram 3.679 novos veículos de janeiro a dezembro. Ao longo de 2021, frota voltou à média e de 120.797 veículos no primeiro mês do ano, passou para 125.320 no final do ano (4.523 a mais). Houve leve queda em 2022, fechando o ano com 4.346 veículos a mais nas ruas.
Já em 2023 o resultado tem sido positivo. De janeiro a setembro são 3.114 unidades a mais registradas na cidade. De uma frota de 130.525, passou-se para 133.639.
No total de mais de 22 mil veículos dentro de cinco anos, 9.614 são carros e 4.082 são motos. A frota mais atual mostra que há 75.593 carros e 26.141 motos emplacados em Atibaia.
Com o crescimento da frota aumenta também a arrecadação de IPVA (Imposto sobre a Propriedade de Veículo Automotor). Em 2019 a cidade recebeu R$ 33,2 milhões com o imposto, de acordo com o portal da transparência da Secretaria de Estado da Fazenda. Em 202, arrecadação subiu para R$ 35,3 milhões. Em 2021, foram R$ 38,6 milhões e, em 2022, R$ 51 milhões – um salto considerável em relação à média dos anos anteriores. Já em 2023, até novembro, são R$ 62,7 milhões.
Para 2024, mesmo com o Governo do Estado anunciando redução no IPVA, a arrecadação deve subir devido ao crescimento da frota e também pelo fato dos modelos que circulam na cidade serem mais caros.
A tabela de valores venais para 2024 registra queda nominal de 4,1%, em média, nos preços de venda praticados no varejo, segundo levantamento feito pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). A tabela foi publicada pela Secretaria da Fazenda e Planejamento nesta quinta-feira (21), em edição suplementar do Diário Oficial do Estado (DOE). O calendário de vencimentos do imposto já está definido.
O levantamento da Fipe é referente a 12.642 modelos e versões de veículos de todas as marcas. A pesquisa, baseada nos valores de mercado de setembro de 2023, comparada ao mesmo período de 2022, identificou maior queda de preços de venda para automóveis, que apresentam recuo de 5,11%. As camionetas e utilitários tiveram queda de 4,35%, seguidos de motos, com redução de 2,26%. Os preços de venda de caminhões subiram 0,52% e ônibus e microônibus fecharam 0,69% acima do valor apurado no ano anterior.
As alíquotas do imposto para veículos particulares novos e usados permanecem as mesmas: 4% para carros de passeio; 2% para motocicletas e similares, caminhonetes cabine simples, micro-ônibus, ônibus e maquinário pesado; além de 1,5% para caminhões e 1% para os veículos de locadoras, registrados em São Paulo.

MOBILIDADE
Com tantos veículos circulando pela cidade, tem sido constante o questionamento sobre o trânsito. Já há locais onde os motoristas enfrentam lentidão em determinados horários. E está cada vez mais difícil encontrar vagas para estacionar.
Em entrevista esta semana ao jornal O Atibaiense, o prefeito Emil Ono citou algumas obras que devem colaborar com o trânsito. Uma delas já está em andamento: a duplicação da Avenida Brasil, no Jardim Estância Brasil.
Ele também falou que com a assinatura do convênio com o FONPLATA, será possível realizar novas obras de mobilidade, melhorando a infraestrutura do município.
Há ainda a previsão de que Atibaia receba uma grande obra do governo federal, que é a transposição do Jardim Imperial para o Alvinópolis, por meio de viaduto na Rodovia Fernão Dias. Já há pedidos em Brasília feitos tanto pelo prefeito Emil como também pelo deputado federal Saulo Pedroso.
O novo Plano Diretor, aprovado recentemente, traz, com relação ao trânsito e à mobilidade urbana, eixos deestruturação viária. O Plano de Mobilidade Urbana e o Plano Municipal de Transportesdeverão definir os eixos de estruturação, as redes e as tipologias de transporte,” inserindo as definições, classificações e regras para utilização e autorização para cadamodalidade”. O Plano de Mobilidade Urbana ainda deverá definir os empreendimentos impactantes no sistema viário do município sujeito à apresentação de estudosespecíficos relativos aos impactos no sistema viário.