Araponga vítima de tráfico recebe os cuidados da Associação Mata Ciliar

O animal foi resgatado após uma apreensão em Campo Limpo Paulista.

Ameaçada de extinção, a araponga é uma das aves com o canto mais potente do mundo e, por isso, acaba sendo alvo de traficantes e colecionadores, como foi o caso deste indivíduo, que chegou na Mata Ciliar no mês passado após uma apreensão em Campo Limpo Paulista.

A espécie é frugívora, se alimentando, principalmente, de pequenos frutos. Porém, devidos os maus hábitos em cativeiro, esta araponga macho chegou com um caso de déficit nutricional, mostrando uma aparência ruim, além da queda de penas devido o estresse de viver em gaiola.

Agora, sob os cuidados de nossa equipe, ele está recebendo um suplemento vitamínico junto com a alimentação para reverter este déficit. E como está sem lesões físicas, assim que mostrar uma melhora em seu quadro clínico, será reavaliado e transferido para o recinto de reabilitação.

O município de Campo Limpo Paulista possui parceria com a Mata Ciliar, que contribui para o recebimento e reabilitação de animais silvestres.

 

MATA CILIAR

A Associação Mata Ciliar (AMC) é uma entidade sem fins lucrativos declarada de Utilidade Pública Federal e que desde 1987 desenvolve diversas ações para a conservação da biodiversidade.

Durante esse período foram diversos desafios enfrentados e conquistas alcançadas sempre em parceria com instituições privadas, poder público e com a sociedade.