Parceria entre Prefeitura de Atibaia, Rota das Bandeiras e Fundación Mapfre leva educação viária a alunos
Mais de 1.800 estudantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental receberão orientações sobre cidadania, meio ambiente e educação no trânsito.
Uma parceria entre a Prefeitura de Atibaia, a Concessionária Rota das Bandeiras e a Fundación Mapfre vai levar educação viária para mais de 1.800 alunos da Rede Municipal de Ensino. O programa “Na Pista Certa” apresentará princípios de cidadania, meio ambiente e segurança no trânsito para os estudantes dos primeiros anos do Ensino Fundamental de 26 escolas municipais.
As atividades acontecem na EM Prefeito Walter Engrácia de Oliveira, em Caetetuba, entre os dias 7 e 11 de agosto. Cada sessão do “Na Pista Certa” tem duração média de 50 minutos e é dividida em duas partes. Na primeira acontece a apresentação de uma peça de teatro e, na segunda, os alunos aplicam os conceitos aprendidos em uma cidade simulada – um espaço cenográfico de 600 m², com utilização de bicicletas e triciclos.
A iniciativa foi viabilizada por meio do programa “Rota da Educação”, que trabalha temas semelhantes e é desenvolvido em parceria entre a Prefeitura de Atibaia e a Concessionária Rota das Bandeiras, que administra o chamado corredor “Dom Pedro”, composto por cinco rodovias, entre elas a Dom Pedro I.
O programa “Rota da Educação” foi lançado em 2012, está presente em 15 municípios e desenvolve uma série de ações de educação para o trânsito a alunos do 1º ao 5º ano de Ensino Fundamental, por meio de jogos, rodas de conversas e atividades lúdicas.
“As crianças nessa idade estão aprendendo que as ações têm consequências. Quando elas passam por uma experiência teórico-prática sobre esse assunto, com o porquê se deve atravessar na faixa ou por que o veículo deve respeitar as cores do semáforo, ficam visíveis para elas as consequências, e com essa vivência elas irão compartilhar e praticar”, afirma Suélen Barletta, professora da EM Prof° Guilherme Pileggi Contesini, no Alvinópolis.