Dia dos Avós: o tempero secreto que deixa a comida mais deliciosa
Além do típico alho e cebola, o afeto é o segredo de uma refeição saborosa.
Hoje, dia 26 de julho, é comemorado o Dia dos Avós, data especial para homenagear essas figuras tão queridas e respeitadas. Avós são um símbolo de maturidade e sabedoria, mas também de carinho, conforto e, muitas vezes, da comida de qualidade e cheia de amor. Cozinhar, além de ter o intuito de saciar a fome, está diretamente ligado às emoções. Na língua portuguesa, uma expressão popularizou-se ao tentar explicar a razão pela qual alguns preparos são tão marcantes e especiais: “feitos com amor”.
Manter uma alimentação saudável é essencial para o bem-estar físico e mental de todo ser humano. Porém, o aumento do consumo de alimentos ultraprocessados e de fast foodstornou-se uma realidade preocupante, principalmente entre os mais jovens. O início da infância é uma fase essencial para o desenvolvimento humano. Segundo um estudo coordenado por pesquisadores da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), 80% das crianças brasileiras de até cinco anos estão acostumadas a consumir alimentos ultraprocessados como bolachas, congelados, refrigerante, entre outros. Esse dado é extremamente alarmante, uma vez que denuncia a banalização da má alimentação, principalmente nas fases iniciais da vida.
Produzir refeições nutricionalmente ricas é um benefício a longo prazo. Dados fornecidos pela Organização Pan-Americana de saúde indicam que uma alimentação saudável ajuda a proteger contra a má nutrição em todas as suas formas, bem como contra doenças crônicas não transmissíveis como a diabetes, doenças cardiovasculares, câncer, AVC, entre outros.
Assim, cozinhar com afeto e cuidado também significa fazer as melhores escolhas na hora de preparar uma refeição. Optar por alimentos mais naturais possíveis, com baixo teor de sódio e evitar os ultraprocessados, é essencial para garantir a qualidade na cozinha. Somar isso ao tempero secreto do amor, é o que faz com que os almoços na casa dos avós sejam sempre especiais para os netos. “Cozinhar com amor nutre não só o corpo, mas também a alma de quem elaborae de quem desfruta daquela refeição. E é justamente por isso que a Garlic Foods se preocupa em colocar o máximo de amor no preparo de seus produtos”, explica Elson Moraes, Diretor Presidente da Garlic Foods.
A empresa possui no seu portfólio itens como temperos secos sem adição de ingredientes químicos, tapiocas, alho em diversas versões e estabelece um compromisso diário de entregar qualidade a quem opta pelo consumo de seus produtos, unindo isso ao afeto e cuidado que a empresa valoriza em seu processo de produção. A técnica é sempre importante, mas também deve ser levado em conta o benefício que algo feito com amor traz, não só a quem produz, mas também a quem consome.