Atibaia soma inúmeras iniciativas de estímulo ao desenvolvimento econômico
Ações buscam garantir mais inovação e sustentabilidade, incentivar empreendedores e promover a geração de emprego e renda no município.
Fazendo Mais Pelo Desenvolvimento Econômico de Atibaia, a Prefeitura continua reunindo inúmeras iniciativas para garantir mais inovação e sustentabilidade ao mesmo tempo em que incentiva empreendedores e promove a geração de emprego e renda no município. Entre as ações mais recentes na área esteve o lançamento, na última semana, do Empresa Fácil, novo sistema on-line para abertura, alteração e encerramento de inscrições mobiliárias municipais.
Por meio da integração com o Via Rápida Empresa, da Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp), a plataforma ( https://atibaia.mitraonline.com.br/empresafacil/ ) desburocratiza todas as fases do ciclo de vida de uma empresa, da abertura ao encerramento.
O Empresa Fácil integra uma grande política pública planejada pelo Governo Municipal para o pleno desenvolvimento econômico de Atibaia, o Programa Empreender Aqui, que busca incentivar um ambiente propício para os negócios de diversas formas.
Um desses caminhos é o Programa de Incentivos Fiscais ao Desenvolvimento Econômico Sustentável da Estância de Atibaia. De acordo com o Decreto nº 10.220/2023, empresas que exerçam as atividades contempladas na lei e pretendem se instalar ou manter suas atividades no município podem pleitear incentivos fiscais. E o IPTU Empreendedor é uma novidade para as empresas já instaladas em Atibaia: dependendo do grau de comprometimento com o município e conforme critérios de pontuação, como número de colaboradores, arrecadação e regime tributário, compromisso com questões sociais e ambientais, dentre outros, a empresa pode obter descontos que variam de 20% a 100% do valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU).
Desde 2021, o Plano de Desenvolvimento Local (PDL) de Atibaia, acertado com o Sebrae, vem viabilizando projetos de fomento ao desenvolvimento sustentável com foco na micro e pequena empresa, com cursos de capacitação e qualificação profissional junto ao Senai e ao Senac, oficinas do Empreenda Rápido oferecidas a pessoas em situação de vulnerabilidade por meio do Núcleo de Inclusão Produtiva, além da Feira das Mulheres Empreendedoras.
A promoção de projetos voltados para Tecnologia e Inovação é outro destaque em Atibaia, que obteve reconhecimento como Arranjo Produtivo Local – APL pelo Governo do Estado de São Paulo de TIC – Tecnologia, Inovação & Comunicação e também de Agronegócio, honrando a marca de Capital Nacional do Morango e de maior produtora de flores da América Latina.
O investimento da Prefeitura na área de TIC se dá, principalmente, por meio do Programa Inovati, que injetou R$ 1,8 milhão em empresas instaladas em Atibaia e que apresentaram projetos tecnológicos em 2022 e, para 2023, prevê mais de R$ 2,1 milhões (as inscrições se encerram em 5 de setembro). O Inovati estimula a pesquisa tecnológica no ambiente produtivo, a formação e o aperfeiçoamento de recursos humanos e o empreendedorismo de base tecnológica.
O Inovati também está inserido no Conecta Atibaia, ação que tem como objetivo conectar empresas, trabalhadores empreendedores, agronegócio, pessoas em busca de oportunidades, instituições de ensino e pesquisa, turismo e toda a cadeia produtiva em um grande e importante hub de Tecnologia & Inovação, com vistas ao presente e, principalmente, ao futuro. Por meio do Conecta Atibaia a Prefeitura instalou o Atibaia Working (no prédio do Facilita – Rua Castro Fafe, nº 295, Centro, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h), coworking gratuito para uso de empreendedores e de quem estiver interessado em desenvolver, aprender, gerar e viabilizar novos negócios e novas ideias. Tudo isso para Atibaia crescer cada vez mais, com geração de emprego e renda, sustentabilidade e inovação.