Atibaia realizou 10ª Conferência Municipal de Assistência Social
Encontro teve como objetivo avaliar e debater políticas públicas e apresentar propostas para aprimorar as ofertas dos serviços.
A Prefeitura de Atibaia e o Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS) realizaram com sucesso a 10ª Conferência Municipal de Assistência Social, nesta sexta-feira, 21, um importante evento que reuniu autoridades, trabalhadores do SUAS, representantes da sociedade civil e cidadãos interessados na discussão e aprimoramento das políticas sociais do município. Com o tema central “Reconstrução do SUAS: o SUAS que temos e o SUAS que queremos”, o evento proporcionou um espaço de reflexão e diálogo sobre o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
O encontro, que aconteceu no Sest/Senat, contou com a presença do prefeito de Atibaia Emil Ono; do Prof. Edgilson Tavares, diretor do Ministério do Desenvolvimento, Assistência Social, Família e Combate à Fome; da Magali Basile, Secretária Municipal de Assistência Social; Eliane Ugliano, Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social; Mara de Castro Valente, vice-presidente do Conselho Municipal de Assistência Social; e Cleusa Maria da Silva, representando os usuários do SUAS.
Durante a Conferência Municipal, foram eleitos quatro usuários do SUAS, representando a sociedade civil, e quatro trabalhadores do SUAS, representando o Poder Público, para participarem da Conferência Estadual de Assistência Social, que acontecerá no dia 5 de outubro.
O Sistema Único de Assistência Social organiza os serviços de Assistência Social no Brasil nos níveis Municipal, Estadual e Federal, visando a proteção imediata e o atendimento psicossocial a toda população (crianças e adolescentes, vítimas de violência, abuso ou exploração sexual e comercial, bem como seus familiares).
A Conferência abordou assuntos importantes, como financiamento e orçamento como instrumentos para uma gestão de compromisso e responsabilidades em garantia dos direitos socioassistenciais do país; qualificação e estruturação das instâncias de controle social com diretrizes democráticas e participativas; como potencializar a participação social no SUAS; universalização do acesso e integração da oferta dos serviços e direitos no SUAS; e a importância dos benefícios socioassistenciais e o direito à garantia de renda como proteção social na reconfiguração do SUAS.
Antecedendo o evento, diversas pré-conferências aconteceram na cidade durante o mês de julho com o objetivo de ouvir a população e apresentar as demandas necessárias durante a 10ª Conferência Municipal. As ações aconteceram nos bairros do Portão, Caetetuba, Alvinópolis, Imperial, Tanque, além do Centro POP e Casa de Passagem.