Prefeitura de Bragança apresenta projeto de concessão de uso do Estádio Municipal ao Red Bull Bragantino

O clube vai investir mais de R$ 22 milhões em obras e melhorias durante o uso.

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio das Secretarias Municipais da Juventude, Esportes e Lazer (SEMJEL) e de Assuntos Jurídicos, encaminhou à Câmara Municipal nesta segunda-feira (19/06), Projeto de Lei de concessão de uso do estádio Municipal “Cícero de Souza Marques” ao Red Bull Bragantino. A solenidade de entrega do Projeto de Lei aconteceu no Gabinete do Prefeito Prof. Amauri Sodré, no Palácio Santo Agostinho.

“Não restam dúvidas de que a concessão temporária de uso alcançará o interesse social e beneficiará toda a população bragantina, proporcionando benfeitorias para a prática de esporte e para o lazer. Iniciamos as conversas junto com o nosso então Prefeito Jesus Chedid, que teve uma história junto ao Bragantino e sempre teve um carinho muito grande pelo clube. Tenho certeza que só temos a ganhar com essa parceria”, destacou o Prefeito Prof. Amauri Sodré durante a solenidade, pedindo ainda que vereadores votem em regime de urgência a matéria.

O Secretário Especial de Gabinete e da Juventude, Esportes e Lazer, Jota Malon, explicou que o projeto vai modernizar o Estádio Municipal e permitir a realização de grandes eventos. “Após a reforma, o Estádio Municipal terá capacidade para receber jogos de campeonatos relevantes no país, projetando o nome de Bragança Paulista”.

“O Projeto de Lei no formato de concessão de uso traz segurança jurídica para essa parceria e permitirá que o município receba benfeitorias importantes para o esporte e para a comunidade”, comentou o Secretário de Assuntos Jurídicos, Dr. Tiago José Lopes.

A Presidente da Câmara Municipal, Gislene Bueno, enfatizou que os vereadores entendem o interesse público da concessão. “Apoiamos a iniciativa, que permitirá a Bragança Paulista ter dois grandes estádios: o ‘Nabi Abi Chedid’ e também o Estádio Municipal ‘Cícero de Souza Marques’ totalmente reformado”.

A previsão é que sejam investidos mais de R$ 22 milhões no Estádio Municipal, com reformas a serem realizadas pelo Red Bull Bragantino. “É um orgulho o Red Bull estar em Bragança Paulista e essa concessão permitirá mantermos os jogos na cidade, reforçando a relação já consolidada com Bragança Paulista e os torcedores. Temos que agradecer à Prefeitura por essa oportunidade e com certeza essa concessão vai colaborar com o crescimento do município”, ressaltou o Presidente do Red Bull Bragantino, Tiago Scuro.

“Vamos deixar um legado para o Estádio Municipal, mostrando, mais uma vez, que o Red Bull Bragantino tem uma história com Bragança Paulista e as pessoas que vivem na cidade. Não temos como não nos lembrarmos, neste momento, do Nabi Abi Chedid, do Jesus Chedid, e de todos os que construíram a ponte que permitiu chegarmos até aqui. Bragança Paulista hoje é destaque no país e no mundo com o Red Bull Bragantino”, completou o Presidente de Honra do Clube, Marcos Chedid.

No dia 3 de maio de 2023, a diretoria do Red Bull Bragantino oficializou o pedido de uso do Estádio Municipal “Cícero de Souza Marques”. O Bragantino pleiteia a concessão de uso pelo período de 42 meses. Referido período poderá ser prorrogado por mais 6 meses, se necessário, bem como o Estádio Municipal poderá ser devolvido antes do prazo, caso as obras do Estádio “Nabi Abi Chedid” sejam concluídas.

Analisando o Plano de Reformas proposto e a ser totalmente custeado pela Red Bull para o Estádio Municipal “Cícero de Souza Marques”, não restam dúvidas de que sua concessão temporária de uso alcançará o interesse social em áreas urbanas.

As obras de reforma do Estádio Municipal devem durar de seis a sete meses. Caso a Câmara Municipal aprove o projeto de lei ainda neste semestre, será possível ao Red Bull Bragantino estrear no Campeonato Paulista, em fevereiro de 2024, já no estádio reformado.

Após a reforma, o Estádio Municipal terá capacidade para receber jogos de campeonatos relevantes no país.

 

MELHORIAS PROPOSTAS:

1 – Iluminação esportiva de alto rendimento;

2 – Novo campo de jogo profissional;

3 – Drenagem e irrigação;

4 – Reforma das arquibancadas existentes (sul);

5 – Reforma e ampliação dos vestiários;

6 – Reforma e ampliação dos sanitários;

7 – Reforma e ampliação de lanchonetes;

8 – Reforma das edificações existentes próximas ao campo de jogo (áreas de apoio);

9 – Pavimentação da área de transmissão de TV;

10 – Pintura externa geral das edificações existentes no complexo;

11 – Renovação do cercamento geral;

12 – Novos calçamentos para circulação interna no entorno do campo de jogo;

13 – Renovação da pista de atletismo após o período de utilização;

14 – Adequação e renovação das instalações elétricas;

15 – Novos reservatórios e rede de distribuição de água;

16 – Novos acessos norte e sul;

17 – Adequação para acessibilidade;

18 – Instalação de novo Playground.

 

O Bragantino é o clube que tem representado e divulgado Bragança Paulista e, em seus mais de 94 anos de história, se confunde com o desenvolvimento da cidade. Durante este período, ao mesmo tempo em que se tornava uma das cidades mais desenvolvidas do Estado, o cidadão Bragantino assistiu à conquista da Segunda Divisão do Campeonato Paulista de 1965, da Divisão Especial (Série A2) de 1988, da elite do Paulistão em 1990, bem como a disputa da final do campeonato brasileiro de 1991.

A partir do ingresso da Red Bull no Bragantino, em 2019, o Clube voltou a ser protagonista e conforme informado pela Red Bull, o planejamento do Bragantino é de longo prazo e tem como fim a ascensão do Clube de nossa cidade aos primeiros lugares de todos os campeonatos que disputa, passando a ser visto como um dos principais clubes do Brasil e da América do Sul.

O notório sucesso do Bragantino, no entanto, evidenciou as limitações do Estádio “Nabi Abi Chedid”, que possui capacidade atual de 17.022 lugares, e instalações muito inferiores às necessidades e dimensões do clube, tanto em relação ao conforto de seus atletas e sua torcida, quanto para cumprir os requisitos das principais competições internacionais que o Clube pretende disputar, especialmente sobre as condições de segurança e acessibilidade.

Tendo em vista a reforma do Estádio “Nabi Abi Chedid” que está sendo planejada, o Bragantino estará impedido de mandar os seus jogos no “Nabizão”. Em razão disso, existe a necessidade de uso de outro Estádio no período de reforma, sempre visando manter os jogos do Clube em sua cidade.

Participaram da solenidade o Prefeito Prof. Amauri Sodré; a Presidente da Câmara, Gislene Bueno; Os Vereadores Camila Marino, Jocimar Scotti, Natanael Ananias, Missionária Pokaia e Sidiney Guedes (líder do Prefeito na Câmara); o Presidente do Red Bull Bragantino, Tiago Scuro; o Presidente de Honra do Red Bull Bragantino, Marcos Chedid; os Diretores do clube, Luiz Arthur Abi Chedid e André Raul Rocha e o Gerente de Comunicação, Lucas Bettine; Secretários Municipais; o Presidente da Liga Bragantina de Futebol, Rubens Russo Júnior; o Presidente do Concidade, Walter Luiz Alessandri; o Presidente da Associação Comercial e Empresarial de Bragança Paulista, Antônio Carlos Vidiri e representantes da Imprensa.