Índices criminais apresentam redução em abril, mas delegado alerta para cuidados com furtos
O crime de furto foi o único que apresentou alta. Dr. Sebastião, delegado titular de Atibaia, alerta para cuidados, especialmente com aparelhos celulares.
O Atibaiense – Da redação
Após alta de índices criminais em março, Atibaia apresentou queda acentuada em abril na maioria das modalidades, especialmente roubos. Os furtos tiveram leve alta, mas o delegado titular de Atibaia, Dr. Sebastião Alves de Oliveira, informa que também aumentaram as prisões em flagrante.
Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado mostram que em abril houve queda de 60% nos casos de roubos e de 57,1% nos roubos de veículos. Os roubos de carga diminuíram 33,3% e os furtos de veículo, 58,3%. Apenas os furtos apresentaram alta, de 5,2%.
O delegado explica que, em março, percebeu-se uma elevação nos crimes de roubo em Atibaia e região, por isso os municípios subordinados àDelegacia Seccional de Bragança Paulista foram alertados para intensificarem as ações para coibir com mais intensidade os crimes patrimoniais.
“Foram feitas operações pelo SIG local (Setor de Investigações Gerais), levantamentos mediante cruzamento de informações dos boletins de ocorrência, também foram realizados cumprimentos de mandados de prisão pendentes de cumprimento, mandados de busca em residências de suspeitos, inclusive operações bloqueio no período noturno. Também houve operações conjuntas do GGI (Gabinete de Gestão Integrada), várias prisões em flagrante feitas pelas forças policiais, que por certo contribuíram para a redução dos índices em abril”, explicou Dr. Sebastião.
O delegado informou ainda que os crimes de furto são bastante variáveis e em abril, houve leve crescimento. Um alerta é sobre os furtos de aparelhos celulares, muito frequentes na atualidade. Furtos de residências e comércios também foram registrados. “A orientação para prevenção em residências e comércio é a instalação de itens de segurança, que são bastante úteis, principalmente as câmeras de vigilância. Além de inibir crimes em muitas situações, podem possibilitar o fornecimento de dados para a polícia identificar os autores de delitos que venham a ocorrer”, orientou.
Não há investigação relacionada a quadrilhas específicas para práticas de furtos em Atibaia no momento. “Cada boletim de ocorrência é analisado e quando se verificam dados que apontem para atuação criminosa em conjunto e de forma reiterada, deflagra-se a investigação da suposta quadrilha. No entanto, os casos ocorridos em nossa cidade têm revelado atuação de forma individualizada”, completa o delegado.
Apesar do aumento de casos, houve também crescimento nas prisões. “Muitas prisões em flagrante têm sido realizadas, graças ao bom entendimento e agilidade na troca de informações entre as forças de segurança. Não podemos esquecer de mencionar sobre a importância das câmeras inteligentes do município, que contribuem para o trabalho das polícias”.
Dr. Sebastião lista alguns cuidados que podem ser tomados para evitar crimes como roubos e furtos. Os principais são: não mexa no celular enquanto anda pela rua, distraído; mantenha sua bolsa sempre à frente do corpo; não ande com itens de valor àmostra; evite ficar dentro do veículo estando este parado; evitar locais escuros e desertos; encontre as chaves antes de ir em direção ao carro ou abrir o portão decasa.
O delegado faz uma avaliação positiva de Atibaia. “Sempre que há redução de crimes em comparação com o mês anterior é motivo de alegria. Sabemos que o esforço tem que continuar, porque apesar de tudo, um índice criminal ou outro pode mudar no mês seguinte. Para isso é que existe a reunião do GGI, onde são discutidos os índices e a adoção de providências para combater os delitos em elevação”, analisa.