Ação social no Tanque disponibiliza serviços de Saúde e de Assistência Social para a população
Iniciativa reuniu atendimentos em saúde, como vacinação, teste de glicemia e controle de pressão arterial, além de orientações por meio de serviços da Assistência Social e OSCs parceiras.
Com o objetivo de disponibilizar e divulgar serviços públicos para a comunidade, na última quarta-feira (28) o bairro do Tanque recebeu uma ação social, promovida pelas secretarias de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) e de Saúde da Prefeitura. O objetivo é fortalecer a participação social da população local, em especial as pessoas em situação de rua, serviços como aferição de pressão e glicemia, testes rápidos para a comunidade, como HIV, Sífilis e hepatites B e C, além da presença de OSCs parceiras, como a Casa de Passagem.
A ação social ocorreu na praça do bairro, buscando acolher e alcançar essa população, que, por estar próximo à uma área rural, pode ter mais dificuldade de acessar os serviços ofertados pelo município na região central.
“Disponibilizamos três serviços da SADS hoje, entre eles o CRAS, que já está aqui no território fazendo atendimentos às famílias e acompanhamento familiar, além do serviço do Cadastro Único que está ligado aos benefícios do Governo Federal, como o Bolsa Família. O objetivo da ação é reforçar os serviços para essa população, estreitando essa ‘ponte’ entre os munícipes e os serviços ofertados”, relatou Caio Augusto, assistente de Serviços de Gestão da SADS.
Além dos serviços de saúde e assistência social, OSCs parceiras como Casa de Passagem e Espaço Crescer também estiveram no evento buscando atender a população local mais vulnerável com orientações e atendimentos.
“A importância é a divulgação dos trabalhos de todos os dispositivos da Secretaria de Saúde e da Prefeitura, promovendo a mobilização da sociedade para participar e conhecer todos os serviços, como o CRAS e a UBS do Tanque. Nesta ação de hoje oferecemos aferição de pressão e glicemia, testes rápidos para a comunidade, como HIV, Sífilis e hepatites B e C, fazendo com que a comunidade conheça os serviços que oferecemos”, conta Adriana Queiroz, enfermeira da unidade de saúde do Tanque que fez atendimentos durante a ação.
Durante o evento ainda houve apresentações culturais e esportivas para interação e acolhimento da população ao som do grupo de violinistas, que trouxe clássicos do sertanejo raiz, e da equipe de capoeira, que mostrou as habilidades e o desenvolvimento dos pequenos capoeiristas.
A proposta da Prefeitura é levar esse tipo de ação a mais bairros da cidade, sempre buscando estreitar a relação com a população e disponibilizar os serviços a todos, fazendo mais aos que mais precisam.