6ª Conferência Municipal da Saúde em Atibaia reúne usuários da rede pública, trabalhadores e gestores
Evento aconteceu ao longo de dois dias no município e avaliou a situação da saúde da população e a estrutura das Redes de Serviços.
“Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia – amanhã vai ser outro dia!”: esse foi o tema da 6ª Conferência Municipal da Saúde, que aconteceu em Atibaia na última sexta-feira, 3 de março, no Cine Itá Cultural, e contou com 150 participantes entre usuários da rede pública de saúde, trabalhadores, gestores e convidados. No sábado, 4 de março, o evento ocorreu no Atibaia Plaza Hotel, de forma restrita aos participantes que se inscreveram.
A mesa de abertura do evento contou com a presença do presidente do Conselho Municipal de Saúde, Nathan Lino, do prefeito Emil Ono, da secretária de saúde, Grazielle Bertolini, da vereadora Ana Beathalter e do professor de Politicas Públicas da Unicamp, Dr. Wagner Romão.
Na sexta-feira (3), a Conferência teve início com a palestra do professor Dr. Wagner Romão, que trouxe reflexões sobre a importância da presença da população em eventos voltados à saúde e sobre a participação social em defesa do SUS. Além do tema central, o evento abordou eixos principais: O Brasil que temos. O Brasil que queremos; O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; Amanhã será outro dia para todos, todas e todes.
No segundo dia do evento, sábado (4), restrito aos participantes que se inscreveram antecipadamente, mais de cem usuários trabalhadores e gestores da Saúde se reuniram para discutir e avaliar propostas da população, que foram formuladas durante pré-conferências em bairros estratégicos como Portão, Centro, Tanque e Jardim Imperial bem como a pré-conferência realizada com os trabalhadores de saúde da rede municipal.
Seguindo as pontuações registradas nas pré-conferências dos bairros, foram levantadas oito diretrizes que serão encaminhadas para a conferência macrorregional da saúde do Estado de São Paulo. E dois usuários, um trabalhador e um gestor, foram eleitos delegados e participarão desta nova fase da conferência.
Ainda durante o segundo dia da 6ª Conferência Municipal da Saúde, também foram aprovadas 124 propostas para a saúde de Atibaia, abrangendo a atenção básica e especializada, assistência farmacêutica, SAMU e outras áreas da saúde do município.
Delegados Eleitos
Usuários
Titulares
Marcello Luporini
Ternacci Ponciano
Suplentes
Renata Piro
Janaína Aparecida
Trabalhadores
Titular
Nathan Lino
Suplente
Angela Koketsu
Gestores
Titular
Rafael Ferreira
Suplente
Silvia Sirera