Prevenção de suicídio entre jovens é tema de projeto apresentado na Câmara
É uma das três principais causas de mortes entre indivíduos com idades de 15 a 29 anos.
Desde o final de agosto de 2022, tramita na Câmara projeto do vereador Julio Mendes que institui o Dia de Prevenção ao Suicídio de Adolescentes através da Prática de Esportes em Atibaia, a ser celebrado anualmente em dia l0 de setembro e integrado ao Calendário Municipal de Eventos.
Segundo o projeto, caberá ao Executivo a organização do programa de atividades, em colaboração com entidades conveniadas e/ou ligadas à área esportiva do município.
SETEMBRO AMARELO
No Brasil, a campanha Setembro Amarelo, de prevenção ao suicídio, foi iniciada há cinco anos. Dados de entidades como a Associação Brasileira de Psiquiatria e a Organização Pan-Americana de Saúde, coletados pelo gabinete do vereador Julio Mendes, indicam o registro de cerca de 12 mil suicídios anuais no país, principalmente entre os mais jovens. É uma das três principais causas de mortes entre indivíduos com idades de 15 a 29 anos.
Nesse segmento jovem da população, cerca de 96,8%o dos casos estão relacionados a problemas mentais como depressão, transtorno bipolar e abuso de drogas. Outros fatores são desemprego, sentimento de vergonha, bullying e desilusões amorosas.
SEMPRE A PREVENÇÃO
A prevenção do suicídio não deve se limitar à rede municipal de saúde, mas também incluir medidas em diversos âmbitos da sociedade. “Pesquisadores comprovaram que a prática de exercícios físicos é aliada poderosa e inversamente proporcional aos relatos de tristeza e desejo de se matar entre os adolescentes”, afirma a justificativa do projeto de Mendes.
Os exercícios físicos ajudam na redução da incidência de suicídio por liberarem substâncias relacionadas ao bem-estar e que ajudam na melhora do humor, na autoestima e na redução da ansiedade e insônia.