Prefeitura de Atibaia lança programa de treinamento em inovação e cultura startup
Em cerimônia que aconteceu na quarta (21) no Cine Itá Cultural, Comitê de Inovação do programa Conecta Atibaia apresentou primeira palestra do treinamento.
A Prefeitura da Estância de Atibaia iniciou, na quarta-feira (21), mais uma etapa do programa Conecta Atibaia, iniciativa que busca apoiar e incentivar a inovação, empreendedorismo e cultura startup no município. Na quarta-feira (21), em cerimônia realizada no Cine Itá Cultural, o Comitê de Inovação do programa apresentou a primeira palestra da trilha de conteúdo do treinamento, que abordou o tema “Cultura Startup: oportunidades na nova economia”.
Esse é o primeiro dos quatro temas que serão abordados no programa de treinamento, que busca oferecer ao empreendedor de Atibaia uma imersão na cultura startup, ensinando novas técnicas para que ele consiga encontrar uma oportunidade de mercado, validar seu modelo de negócios e conectar-se com tudo aquilo que possa ser relevante para o seu crescimento.
Lançado no final de março pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedec), o programa Conecta Atibaia pretende colocar a cidade no mapa da inovação, conectando-a a outros hubs de tecnologia do Brasil e criando um ecossistema favorável à criação de novas oportunidades de negócio, emprego e renda. A ideia é conectar empresas, empreendedores, agronegócio, pessoas em busca de oportunidades, instituições de ensino e pesquisa, turismo e toda a cadeia produtiva num grande e importante hub de tecnologia e inovação.
Após apresentar as novas oportunidades de negócio oferecidas no universo das startups, o programa de treinamento – uma capacitação progressiva e imersiva, com formato dinâmico e baseada na construção colaborativa – trabalhará o tema “Ideação, inovação e inventabilidade: do sonho ao empreendedorismo”. O evento acontecerá no dia 5 de outubro, às 18h, na sede da Associação Comercial e Industrial de Atibaia (ACIA), localizada Rua José Pires, nº 239 – Centro.
O programa, que pretende estimular a formação de networking, criando uma comunidade de empreendedores interessados em criar um ambiente favorável ao desenvolvimento integrado de novos negócios, ainda promoverá mais dois eventos com as temáticas: “Metodologias ágeis: como as startups avançam e crescem” e “Customer Success: metodologias de vendas e prospecção”.
Comitê de Inovação
Os temas foram definidos na reunião de formação do Comitê de Inovação do Conecta Atibaia, grupo responsável por acompanhar o programa e os projetos que resultam dele. A primeira reunião, que aconteceu no dia 31 de agosto no Fórum da Cidadania, reuniu empresários, representantes da sociedade civil, Sedec, ACIA, Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), Centro Universitário UNIFAAT e Escola Técnica Estadual Professor Carmine Biagio Tundisi.
Com a iniciativa, Atibaia oferece uma oportunidade de crescimento pessoal e profissional para seus cidadãos e demonstra estar aberta e preparada para oportunidades de negócio oferecidas pela nova economia. Com sua veia empreendedora, Atibaia inaugurou em 29 de julho o primeiro coworking público da cidade: o Atibaia Working, com o objetivo de atender empreendedores e quem estiver interessado em desenvolver, aprender, gerar e viabilizar novos negócios e novas ideias.
As chamadas startups têm papel cada vez mais importante na nova economia mundial. Na definição mais atual, uma startup é um grupo de pessoas à procura de um modelo de negócios repetível e escalável, em um cenário de incertezas e soluções a serem desenvolvidas. Embora não se limite apenas a negócios digitais, uma startup necessita de inovação para não ser considerada uma empresa de modelo tradicional.