Prefeitura envia à Câmara projeto de lei para viabilizar tecnologia 5G em Atibaia
Após aprovação da lei, município ficará apto a receber antecipadamente a implantação do 5G.
A Prefeitura de Atibaia enviou à Câmara Municipal nesta semana projeto de lei para viabilizar a implantação da tecnologia 5G no município. A medida dispõe sobre o procedimento para a instalação de infraestrutura de suporte para Estação Transmissora de Radiocomunicação – ETR, autorizada pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), nos termos da legislação federal vigente.
A partir da aprovação da lei, Atibaia ficará apta a receber antecipadamente a implantação do 5G, visto que para os municípios deste porte o prazo para implantação, definido pela Anatel, é até 31 de julho de 2027. O 5G é a nova geração de internet móvel que trará mais velocidade para baixar e enviar arquivos, reduzirá o tempo de resposta entre diferentes dispositivos e tornará as conexões mais estáveis.
A Administração Municipal destaca que a implantação antecipada do 5G em Atibaia trará mudanças mais profundas para aplicações industriais e de automação do que para os usuários de smartphones. Esses usuários terão à disposição taxas de transmissão média e de pico muito superiores ao 4G, mas a grande inovação da quinta geração é em aplicações comerciais (como carros autônomos, cirurgias remotas, sensores em parque industrial, entre outras).
Desta forma, será aberta nova gama de possibilidades a serem exploradas que vão impulsionar aplicações eficientes no desenvolvimento de serviços para as mais diversas atividades econômicas em Atibaia. Brasília se tornou a primeira capital do país a receber o 5G, na semana passada, e o prazo para todas as capitais brasileiras receberem o 5G é 29 de setembro de 2022.