Palestra apresenta trajetória cultural do Casarão Júlia Ferraz

Associação que administra o prédio histórico fará uma palestra, a fim de destacar sua importância para a cultura da cidade e apresentar novos projetos.

O Casarão Julia Ferraz, prédio histórico da Rua José Lucas, sempre chamou atenção na Praça Claudino Alves, praça da Matriz. O sobrado tombado pelo CONDEPHAAT, que passou por obras recentemente e a recebeu muitos elogios pela nova pintura. Mas a presença cultural do Casarão em Atibaia, vai muito além de suas paredes e contornos apreciados pela população. Toda sua história e a programação oferecida às pessoas fazem parte do cenário cultural da cidade.

Após muitas lutas, a AsPAS, Associação de Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz,  mantida pelos proprietários do prédio, apresentou muitas conquistas. Na próxima quinta-feira, 28 de abril, às 19h30, a associação fará uma palestra para apresentar o trabalho cultural realizado no Casarão Julia Ferraz dos anos 70 até os dias de hoje, trazendo a importância deste patrimônio cultural também como espaço de cultura e socialização. A palestra, ministrada por Rosana Ferraz, presidenta da Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz, falará também sobre os projetos programados para este ano no Casarão Julia Ferraz.

O encontro acontece de forma virtual pela plataforma Zoom. Os interessados devem acessar o link que estará disponível no dia do evento no site www.casaraojuliaferraz.com e também nas redes sociais Instagram @casaraojuliaferraz e facebook Casarão Julia Ferraz.

O evento é realizado pela AsPAS – Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz e é contrapartida do Projeto Estabilização Estrutural do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz/ Casarão Julia Ferraz contemplado pelo Edital de Chamamento Público do FID – Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos da Secretaria da Justiça e Cidadania do Estado de São Paulo.

Sobre o Casarão Julia Ferraz

Ponto de cultura e espaço cultural independente desde 1975, o Casarão Julia Ferraz promove apresentações de música, dança e teatro, exposições de artes visuais, fotografia, artesanato, palestras e visitas monitoradas. Também desenvolve projetos de educação patrimonial, contribui com estudos, pesquisas e trabalhos sobre a preservação do patrimônio cultural, e promove palestras e visitas monitoradas para a comunidade e estudantes da educação básica e superior. Teve seu trabalho certificado como Ponto de Cultura Federal, premiado como Ponto de Cultura Estadual e contemplado com o prêmio de Reconhecimento da Contribuição à Cultura do município de Atibaia, SP. O Casarão Julia Ferraz, também chamado Solar do Coronel Manoel Jorge Ferraz, é patrimônio histórico e arquitetônico localizado em Atibaia, SP. Foi construído por volta de 1776 e foi moradia de gerações de políticos do Partido Liberal no século XIX. Foi reconhecido como patrimônio histórico e arquitetônico do Estado de São Paulo com

tombamento pelo CONDEPHAAT em 1975.

Sobre a AsPAS

A AsPAS, (Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz), responsável pela gestão do Casarão Julia Ferraz, desenvolve um trabalho educativo de conscientização sobre a importância do patrimônio histórico e promove ações culturais de formação e difusão artística. Também zela pela preservação das características arquitetônicas do Casarão Julia Ferraz, realizando sua manutenção e conservação.

Casarão Julia Ferraz em obra

A Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz, responsável pela gestão do Casarão Julia Ferraz realizou a obra de restauro estrutural do Casarão Julia Ferraz. A obra, atualmente em fase de finalização, é parte do projeto “Estabilização Estrutural do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz/Casarão Julia Ferraz” contemplado pelo edital do Fundo Estadual de Defesa dos Interesses Difusos (FID) da Secretaria da Justiça e da Cidadania.

Serviço:

Palestra – Por dentro do Espaço Cultural Casarão Julia Ferraz

Dia:28/04/2022 às 19h30, online.

Link de acesso: www.casaraojuliaferraz.com e redes sociais Instagram @casaraojuliaferraz e facebook Casarão Julia Ferraz.