5º Festival Gastronômico fez sucesso em Atibaia e premiou os destaques
Concurso tem quase 5 mil pratos vendidos, R$ 149 mil gastos diretamente no município e 21 bairros envolvidos.
O 5º Festival Gastronômico de Atibaia chegou ao fim na segunda-feira (18) com muitos motivos para comemorar. Foram quase 5 mil pratos vendidos, cerca de R$ 149 mil aplicados diretamente em circulação no município, 21 bairros envolvidos e 2.327 votos que premiaram os melhores pratos doces e salgados, todos contando com o morango, fruta símbolo da cidade, em sua composição.
Na noite de encerramento, foram revelados os destaques entre os 47 pratos inscritos. Além de autoridades, estiveram presentes representantes do setor de Turismo, Gastronômico e convidados, para prestigiar os participantes e premiar os destaques desta edição. O Prato Mais Votado foi o Grand Gelafrutti, do Gelafrutti, com 235 votos. O prato conta com Moelleux au Chocolat (tradicional bolinho francês com interior cremoso), ganache de chocolate, sorbet puríssimo de morango e morangos frescos.
Os eleitos Destaques Doces foram os pratos Acarajé de Morango, do Restaurante Delícias da Bahia; Pudim de Morango, do Pudim do Fê; e Taça de Morango, do Suzan Lima Café e Doceria. Os Destaques Salgados escolhidos foram Mignon ao Morango, do Afrika Café; Salmão Grill, do The Burger Grill; e Taco de Fresa, do El Tarro.
“O Festival Gastronômico nos surpreendeu devido ao número de participantes e também à divisão praticamente igual entre pratos salgados e doces. Foram 47% de pratos salgados, então temos que parabenizar os chefs de cozinha pela criatividade. Pela primeira vez, o festival foi divulgado em rede nacional, com participação no programa Melhor da Tarde com Cátia Fonseca, da TV Band, e ainda fomentou o turismo, ratificando Atibaia no cenário do turismo gastronômico”, disse o secretário de Turismo de Atibaia, Bruno Leal.
Segundo o secretário, o evento, que contou com a parceria da Associação Comercial de Atibaia e foi expandido para 21 bairros espalhados pela cidade, “deixou um gosto de quero mais, aumentando a expectativa para o próximo, com a tendência de um maior número de envolvidos”.
O 5º Festival Gastronômico de Atibaia começou no dia 31 de agosto e foi até 3 de outubro, com 47 receitas inscritas, em preços que variavam de R$ 8 a R$ 70. O evento é realizado pela Prefeitura de Atibaia, por meio da Secretaria de Turismo, para promover e valorizar os produtores de morango e a gastronomia do município, elegendo, mediante votação popular, os melhores pratos desenvolvidos com morango.
De acordo com o regulamento, durante todo o período do Festival, os competidores tiveram que manter no cardápio o prato concorrente. Munícipes, visitantes e turistas puderam participar do concurso como avaliadores, prestigiando os estabelecimentos participantes e atribuindo notas para o atendimento do estabelecimento, sabor, apresentação e criatividade da receita. As iguarias foram classificadas de acordo com a pontuação recebida.
Os estabelecimentos inscritos foram: 7 Ervas Restaurante e Pizzaria, Afrika Café, Alec Café & Bistrô, Amorai Sushi, Bourbon Atibaia Resort, Cachaçaria Paraíso Pingão, Café Dali, Cafezeiro, Casa uVa, Churrascaria e Pizzaria Picanha na Tábua, Compostela Grill, Divina Parrilla Gastrobar, Don Pablo BBQ – Smokehouse, El Tarro, Empório Flamboyant, Espressati, Gelafrutti, Inês Pizza & Bar, Jue bar, K Doces Gourmet, Lanche da Villa, Madame Z Studio, Maria’s Café, Minuto do Açúcar, Nordestinos Gastronomia, OldHome Burger, Padoca Atibaia, Pizzaria Tico’s, Poke Ideia, Praiano Atibaia, Procura-se Empadinha, Produto da Terra, Pudim do Fê, Rancho da Pedra, Restaurante Delícias da Bahia, Romano Wine Bar e Restaurante, Saboroso Cuscuz, San Costilla Empório Gourmet, Santo Pouso Bar Gastronômico, Skina da Picanha, Sol do Pouso, Sushi Love, Suzan Lima Café e Doceria, The Burger Grill Atibaia, Theobroma Cacau, Trajano Hamburgueria e Tapiocaria, e Varanda Italiana Pizzaria.