Velocidade na Av. Jerônimo de Camargo gera riscos aos ciclistas
Espaço tem sido usado com frequência, especialmente aos finais de semana, mas é preciso mais atenção com a segurança da área.
O Atibaiense – Da redação
A ciclovia de Atibaia tem sido um importante espaço de lazer, principalmente aos finais de semana e feriados. O local, no entanto, demanda que os cuidados com a segurança sejam redobrados, já que há alguns riscos para ciclistas e pedestres, especialmente por estar em uma via onde motoristas abusam da velocidade.
Cortando a Avenida Jerônimo de Camargo, a ciclovia tem reunido cada vez mais adeptos. Mas os riscos têm aumentado, especialmente aos finais de semana e feriados, com maior concentração de usuários.
Como a avenida foi duplicada, os carros tendem a circular em maior velocidade, especialmente na pista da esquerda, que é a mais próxima da ciclovia. Alguns ciclistas, especialmente os que usam espaço como lazer e não têm muita experiência, tomam menos cuidados ao acessar a ciclovia, colocando-se em risco ao atravessar as pistas.
Nota-se ainda muitas pessoas fazendo cooper ou caminhada no local, o que também representa perigo. A ciclovia é (ou deveria ser) exclusiva para bicicletas e pessoas caminhando pelo local podem sofrer pequenos acidentes. É preciso, no entanto, levar em conta que nem sempre as calçadas estão em condições de receber os pedestres, por isso eles optam por praticar a atividade física na ciclovia, que é mais segura, especialmente em alguns trechos da Avenida Jerônimo de Camargo, que ficaram com calçadas muito estreitas e pessoa tem que passar muito próxima aos carros, caminhões e ônibus.
Nos trechos em que a ciclovia já foi concluída a sinalização para os usuários é bem clara. Existem faixas e placas, incluindo placas de Pare quando há cruzamentos e rotatórias. A atenção deve ser maior onde obra ainda não foi finalizada, pois a sinalização ainda não foi implantada, principalmente pelo fato da sinalização da via, com faixas de pedestres, ainda não estão prontas.
O que poderia ser estudado para a avenida é sinalização que faça com que motoristas diminuam a velocidade. Com a duplicação e melhorias da pista, há muitos casos de carros transitando em alta velocidade, com registro inclusive de acidentes. Muitos pedem a construção de lombofaixas para diminuir a velocidade dos veiculos e até radares.
ALAMEDA LUCAS
Além de um movimento maior de ciclistas e pedestres na ciclovia da Avenida Jerônimo de Camargo, têm aumentado o número de usuários também da Alameda Lucas Nogueira Garcez, também principalmente aos finais de semana e feriados.
Diferente da Jerônimo, porém, na Lucas não existe ciclovia e fica claro que espaço, após a reforma, não ficou favorável nem para pedestres que praticam corridas e caminhadas, nem para os ciclistas.
Espaço para as atividades de lazer são estreitos ou inexistem, e pessoas acabam usando a própria pista de rolamento, o que é extremamente perigoso.
Seria o caso de se planejar uma ciclovia também para essa região, ou realizar uma campanha educativa para que pessoas utilizem a ciclovia existente e ainda os espaços de lazer como o Lago do Major e Lago do Jardim do Lago, que têm calçadas e pista de cooper adequados e seguros.
Uma alternativa pode ser ainda fechar trechos da Avenida Jerônimo de Camargo aos domingos nos horários de maior movimento (como acontece na Avenida Paulista) ou limitar a circulação de veículos a apenas uma pista, deixando mais espaço para pessoas.
A ciclovia é um grande ganho para a cidade, mas é preciso que tanto ciclistas como motoristas entendam uma regra que existe no trânsito: a preferência é sempre do mais fraco. Os motoristas devem zelar pelos ciclistas e pedestres. Já os ciclistas, devem fazê-lo pelos pedestres.