Empresa de saneamento básico de Atibaia utiliza QR Code para comunicação em obras
A operação pertencente ao grupo Iguá aposta na tecnologia para relacionamento com população.
A Atibaia Saneamento, empresa de saneamento responsável pelo sistema de esgotamento do município, implementou neste semestre o uso de cavaletes com código QRCode (Quick Response Code) para dinamizar a comunicação com a população atibaiense. Com a tecnologia, é possível saber todas asinformações sobre as obras realizadas nas ruas e entender quais os benefícios a longo prazo que a intervenção trará para a rede de esgoto de Atibaia.
A tecnologia utilizada pela companhia de saneamento foi criada há mais de 25 anos, mas ganhou espaço somente nos últimos anos. Ela consiste em um gráfico de linhas verticais e horizontais que formam um código visual que pode ser lido por meio de um smartphone, dispensando a inserção de endereços eletrônicos nos navegadores. No caso da Atibaia Saneamento, a ferramenta ajuda a melhorar a comunicação com a população, permitindo que o morador de Atibaia esteja100% informado sobre as obras no dia a dia da operação.
“Faz parte do nosso DNA entender as necessidades dos nossos clientes e garantira satisfação da população quanto aos serviços prestados. Por isso, o projeto de implantação de cavaletes com QRCode nos trechos em obras é importante, pois moderniza o nosso atendimento à cidade e nos ajuda na disseminação de informações”, comenta o diretor operacional da Atibaia Saneamento, Sérgio Bovo. Ele explica que a empresa atualmente conta com cinco cavaletes diferentes para serem colocados em obras em diferentes pontos da cidade.
Para entender mais sobre os benefícios de alguma obra vista nas ruas, basta apontar a câmera do celular para o código presente na placa. Se o smartphone for iOS, é possível escanear diretamente, porém se forAndroid, é necessário fazer a leitura do código pelo Google Lens ou através de aplicativo compatível. O navegador será direcionado automaticamente para o endereço eletrônico da Atibaia Saneamento no qual o morador saberá qual obra está sendo realizada, quais os trechos serão temporariamente interrompidos, quanto tempo durará a interrupção, as possíveis opções de desvio e quais os benefícios para o esgotamento sanitário do município.
O projeto trata-se de um recurso disponível para melhorar o fluxo de informações entre a empresa de saneamento e a população atibaiense, refletindo o pioneirismo da Atibaia Saneamento e o seu compromisso com o bom funcionamento do sistema de esgotamento sanitário no município em seus 399,14 km de extensão de rede. A meta da companhia é alcançar a universalização da coleta e tratamento de esgoto até 2025 beneficiando os moradores de Atibaia com mais saúde, qualidade de vida e desenvolvimento econômico.