Atibaia é um dos principais atrativos para o turismo rodoviário
Com a pandemia, turistas estão optando por viagens curtas, de carro, e Atibaia tem apresentado vantagens para os viajantes. Na foto o secretário de Turismo do município, Bruno Perrota Leal.
O Atibaiense – Da redação
A pandemia afetou fortemente a economia, especialmente os setores de eventos e turismo. Com as restrições impostas, famílias estão optando pelo chamado turismo rodoviário, em que viajam no próprio carro, por distâncias mais curtas, conhecendo cidades próximas. E a localização de Atibaia coloca o município como um dos principais atrativos para grande parte desses turistas, afirma o secretário de Turismo do município, Bruno Perrota Leal, em entrevista exclusiva para O Atibaiense.
“Nesse período de pandemia, para incentivar o turismo, temos realizado muita divulgação com todo o trade turístico, para sensibilizar e atrair as pessoas. O que tem ocorrido muito é o turismo rodoviário, no qual a família viaja num raio médio de cerca de 150 km de sua cidade de origem. E Atibaia sai na frente nesse quesito devido à localização. Temos mais de 2 milhões de habitantes nesse raio, que é região de São Paulo, Vale do Paraíba e Campinas”, destaca Bruno.
Nesse tipo de turismo, os visitantes fazem viagens curtas, com próprio carro e optam por visitar espaços abertos. “Os atrativos turísticos da cidade, os restaurantes rurais, esses locais estão em alta. O fluxo de turistas particular, aquele que a família viaja a lazer, está indo bem em Atibaia e a ocupação de hotéis e pousadas nos finais de semana está positiva”, completa.
A rede hoteleira de Atibaia depende muito ainda, no entanto, do chamado turismo de negócios. Segundo Bruno, cerca de 60% da ocupação dos hotéis é para eventos corporativos, que sofreram com a pandemia e ainda não voltaram a ocorrer. “Empresas estão começando as visitas técnicas e as cotações de preços, mas para eventos de médio porte, de até 500 pessoas. Os grandes eventos, com 2 mil a 3 mil pessoas, se tudo der certo, devem ser retomados no segundo semestre de 2022”, explica o secretário.
Há uma série de parcerias para que os atrativos de Atibaia sejam divulgados para os turistas que ficam na rede hoteleira, especialmente para os maiores hotéis, que têm estrutura completa, o que dificulta a saída do turista do local, já que visitante encontra todas as comodidades ali mesmo. Há hotéis fazendo parcerias com empresa que divulga os atrativos como restaurantes, passeios, pontos turísticos etc.
Outra parceria, de acordo com Bruno, é com os municípios do Circuito das Frutas, do qual Atibaia faz parte. “São 10 municípios no consórcio e Atibaia está no roteiro”.
Bruno avalia que os empreendedores do setor estão se capacitando e oferecendo mais estrutura para visitantes. Um exemplo, segundo ele, é com relação ao turismo rural. Espaços estão oferecendo atrativos e infraestrutura adequados, atraindo não só o turista que se hospeda por alguns dias, como aquele que faz um passeio durante o dia apenas.
O secretário acrescenta que a Prefeitura tem apoiado ainda eventos que atraem a vinda de visitantes, como os eventos esportivos. Esses eventos, além de reunir os atletas (que se hospedam na cidade), traz também os acompanhantes, que consomem em bares, restaurantes e no comércio local.
Está em estudo ainda a programação de Natal, que deve receber decoração especial. “Estamos abrindo um chamamento público para contratar empresa que fará a decoração e estamos realizando parceria com a ACIA para todos decorarem suas fachadas. Queremos levar não só o Natal noite, mas também dia. Ter características durante o dia, não apenas iluminação. Há ainda em andamento parceria com empresários para árvore de 25 metros na ilha do Lago do Major”, conta.
Sobre a Pedra Grande, Bruno conta que só falta um comunique-se da Cetesb para começar a pavimentação. Será asfaltado um trecho de 2,5 km, começando do topo, que é o trecho mais crítico. Há ainda projeto para uma segunda fase com colocação de cancela, base para prevenção de incêndios, base de informações turísticas, loja de lembranças, souvenires. Todo o projeto foi baseado no que já existe nos parques estaduais de São Paulo.
O Pouso de Asa Delta também deve ser revitalizado, com adequação da pavimentação, iluminação, câmeras de monitoramento, um portal de entrada, base para a polícia e parque ao ar livre. O projeto já está aprovado.
Atibaia tem hoje cerca de 6 mil leitos na rede hoteleira e 28 meios de hospedagem. Os grandes hotéis já têm seus treinamentos, com padrão deles. Agora há plano de cursos de capacitação gratuitos para treinar os moradores para trabalharem nessa área. A ideia é criar cursos mais especializados, para fomentar o setor.
“Uma dificuldade do setor é a mão de obra. Pessoas não querem trabalhar aos finais de semana. A indústria, por exemplo, oferece cargos com mesmo salário para trabalhar de segunda a sexta. As pessoas querem fazer bico aos finais de semana, mas escolhem quando querem trabalhar. Ainda temos o desafio de atrair quem queira trabalhar no setor”, destaca Bruno.
Segundo Bruno, outro desafio está na abertura do comércio em dias e horários em que há mais movimento de turistas, como finais de semana e feriados. Bruno realizou reunião essa semana, junto com secretário de Desenvolvimento Econômico, Sílvio Laguno, o presidente da ACIA (Associação Comercial e Industrial de Atibaia), Alessandro Roncoletta e o vereador Júlio Cuba para tratar da questão da abertura do comércio. “Vamos criar rede de relacionamento entre todos os estabelecimentos. Terá voucher que pessoa ganha algo. A ideia é fomentar o comércio”.
Outro desafio tem sido sensibilizar a população, para estimular que também conheça os atrativos. Bruno cita que o site Descubra Atibaia foi reformulado e apresenta informações completas. “Site está moderno e vamos inserir os destinos inteligentes. É uma tendência em algumas cidades como Brotas e Ibitinga e com resultados de sucesso. Dentro desse site teremos aplicativo que pessoa baixa e Secretaria de Turismo consegue monitorar quais atrativos a pessoa visita, quanto tempo fica etc.. Teremos indicadores para saber quem são os públicos-alvo e poderemos fazer uma divulgação da cidade mais direcionada”.