Artista Visual Alline Nakamura inaugura em Atibaia exposição do Projeto “Vistas de Lá e Cá”
“O projeto reúne fotos de uma investigação poética-visual de paisagens do cotidiano e pode ser conferida por quem passar em frente ao prédio do Cine Itá Cultural”.
A artista visual e professora Alline Nakamura inaugura nesta sexta-feira (4) a exposição do Projeto “Vistas de Lá e Cá”, no Cine Itá Cultural Atibaia. O projeto foi contemplado pelo Prêmio ProAC LAB-Expresso, que é uma iniciativa da Secretaria da Cultura e Economia Criativa, do Governo do Estado de São Paulo e amparado pela Lei Aldir Blanc, de apoio à cultura, por meio do Ministério do Turismo e da Secretaria Especial de Cultura do Governo Federal.
O projeto é uma exposição itinerante da artista, que tem uma trajetória de 18 anos dedicada a fazer uma investigação de cenas do cotidiano por meio da fotografia.
Vistas de lá e cá quer contribuir no despertar de uma percepção visual mais poética, reflexiva e crítica de cada cidadão para o seu entorno: “A fotografia tem o poder de aproximar distâncias temporais e espaciais, de ampliar o alcance imagético e afetivo por meio de imagens, de tornar as pessoas mais atentas, abertas para acolher e apreender o mundo, em suas múltiplas camadas de vivências individuais e coletivas”, constata Alline.
A exposição vai percorrer as cidades de Atibaia e Lins, terra natal de Alline Nakamura, e é composta por dois ensaios fotográficos: “À terra desce”, fotografias de paisagens diversas, registradas de 2010 a 2020, que estiveram expostas na mostra coletiva do Diário Contemporâneo de Fotografia, em Belém-PA; e “Reminiscências Brasileiras de Yukio Mishima”, com registros feitos em 2018 por Alline e pela artista Yukie Hori, na Fazenda Tarama, situada no limite entre Lins e Guaiçara, onde o famoso escritor japonês passou uma temporada no Brasil, no ano de 1952.
Integrarão também a exposição imagens de paisagens produzidas pelo Clube Atibaiense de Fotografia, do qual a artista faz parte deste 2005: “O clube sempre apoiou e incentivou minha trajetória artística. Esta é uma forma de agradecimento por toda contribuição que ele trouxe na minha carreira”, justifica.
A mostra também conta com o apoio da Prefeitura da Estância de Atibaia, do Centro Universitário Unifaat, e loja Mary Biju. A inauguração será feita de maneira virtual com roda de conversa, debate e tradução em libras, mas a população vai poder conferir a exposição pessoalmente, isto porque os painéis fotográficos estarão dispostos nas portas de vidro do Cine Itá Cultural podendo ser vistos por quem passar pela Rua Visconde do Rio Branco, atrás da Igreja Matriz de Atibaia: “definir, em parceria com a Prefeitura, este espaço cultural foi motivo de muita felicidade, por foi uma forma de tornar possível esta exposição durante a pandemia e de integrar o ‘Vistas de Lá e Cá’ neste mesmo cenário cotidiano do qual ele analisa e faz parte”, concluiu a artista.
O link para participar da abertura da exposição poderá ser acessado através das páginas do Facebook e Youtube do “Vistas de Lá e Cá”. E a mostra pode ser conferida até o dia 14 de julho.