Saúde inicia aquisição de seringas e agulhas para vacinação
Edital prevê a aquisição de 330 milhões de seringas e agulhas para atender o Programa Nacional de Imunização contra a Covid-19 e sarampo ao longo de 2021. Pregão está marcado para 29/12.
O Ministério da Saúde publicou no Diário Oficial da União (DOU), nesta quarta-feira (16/12), o edital de Pregão Eletrônico nº 159/2020 de menor preço para aquisição de mais de 330 milhões seringas e agulhas de diversos modelos visando atender ao Programa Nacional de Imunização (PNI) contra a Covid-19 e sarampo ao longo de 2021. Ao todo serão adquiridos quatro tipos de seringas com agulhas. O pregão deverá ocorrer no próximo dia 29/12, às 9h.
Durante o período de oito dias, a partir da publicação do edital, as empresas interessadas podem registrar as propostas no sistema, além de solicitar informações e tirar dúvidas sobre o certame. O critério de julgamento adotado no edital será o de menor preço por item, observadas as exigências técnicas contidas no edital e anexos.
O cronograma de entrega dos produtos foi elaborado de acordo com a capacidade de produção industrial e os estoques já disponíveis nos estados para o PNI.
Cabe ressaltar que os gestores locais de saúde são responsáveis pela compra de seringas e agulhas, bem como os estoques. Contudo, o Ministério da Saúde tem saído na frente, centralizando a aquisição de insumos, EPI e ventiladores pulmonares, como apoio estratégico a estados e municípios no enfretamento à pandemia.
Poderão participar do pregão somente as empresas do ramo de atividade que seja compatível com o objeto desta licitação, e que estejam com credenciamento regular no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores (SICAF).
Publicação do Aviso de Licitação no Diário Oficial da União.
Por Bruno Cassiano – Ministério da Saúde