Comércio de Atibaia pode funcionar até meia noite no Natal

O horário estendido de funcionamento está autorizado desde o dia 6 de dezembro e segue até 6 de janeiro, incluindo os domingos.

O Atibaiense – Da redação

Os estabelecimentos comerciais de Atibaia já estão autorizados a funcionar em horário estendido para as vendas de Natal. Desde o dia 6 de dezembro é possível funcionar até a meia noite, inclusive aos domingos. Autorização segue até 6 de janeiro, segundo a ACIA (Associação Comercial e Industrial de Atibaia).
O presidente da instituição, Alessandro Roberto Roncoletta, informa que os estabelecimentos poderão definir o horário estendido, em caráter facultativo. Até o momento, poucos são os comércios funcionando até mais tarde, a grande maioria estendendo até por volta das 19h ou 20h no momento.
A expectativa é que na última semana os horários tenham extensão maior. A decisão caberá a cada proprietário. Até o momento, o “clima natalino” ainda não chegou na cidade. Não foi realizada decoração de Natal das ruas, pela Prefeitura, ou a instalação de casinha do Papai Noel e outros atrativos. No Centro, só existe decoração no Calçadão, feita pelos próprios comerciantes. O que se vê são decorações dentro das lojas.
Com a pandemia, é necessário ter alguns cuidados nesse período, especialmente para evitar aglomerações. O horário estendido é uma forma de dar mais opções ao consumidor para comprar com mais segurança.
Segundo Roncoletta, a ACIA tem participado ativamente desde o início da pandemia, “orientando, sugerindo e utilizando de sua capilaridade representativa para minimizar os efeitos que a Covid-19 tem imposto durante todo o ano de 2020”. A mudança atual de fase, por exemplo, da verde para a amarela, não deve afetar Atibaia com relação a funcionamento de comércios e serviços.
O prefeito Saulo Pedroso fez pronunciamento na semana passada informando que, no momento, Atibaia segue as regras do último decreto municipal e que as mudanças do Governo do Estado não se refletem na abertura das empresas.
Saulo comentou ainda que este é o momento que os empresários têm para tentar recuperar os prejuízos de 2020, não havendo riscos de fechamento. A Prefeitura deve, no entanto, reforçar a fiscalização.
O Natal costuma ser a melhor data para vendas. Esse ano, devido ao cenário atípico de pandemia, Roncoletta conta que a ACIA está investindo em uma campanha institucional de valorização do comércio local. “Consideramos que os empresários merecem todos os créditos por terem cumprido com as suas obrigações em relação a não propagar a Covid-19, tendo respeitado, rigorosamente, as normas ao mesmo tempo que mantiveram a economia de Atibaia em funcionamento”, destacou.
A expectativa da entidade para o Natal é positiva. “Segundo dados da Boa Vista SCPC, a economia dá sinais de que vai se recuperar de fato da crise provocada pela pandemia do coronavírus já neste mês de dezembro. Os indicadores apontam que houve uma elevação média de 17,1% em novembro, comparada ao mesmo período de outubro. O comércio, principalmente após a metade do segundo semestre do ano, vem mostrando uma reação econômica significativa. Por conta desta reação, é justificável que as expectativas de venda para o Natal sejam boas e muito aguardadas. Dinheiro do FGTS, Auxílio Emergencial, 13º salário e uma maior confiança do consumidor, apesar que ainda tímida, mas mais confiante, com certeza são pequenos sinais de recuperação na economia”, explicou o presidente da ACIA.
Mas apesar do cenário de recuperação, Roncoletta diz que muitos comerciantes ainda se sentem apreensivos e em dúvida quanto a aumentar seus estoques esperando as vendas natalinas. “Obviamente que tal apreensão é até natural. Mesmo cautelosos, há sim sinais nítidos também de um otimismo que vem crescendo aos poucos”.

LIBERAÇÃO DO 13º
O pagamento do 13º salário deve aquecer as vendas. O prefeito Saulo informou em entrevista a O Atibaiense na semana passada que o 13º dos servidores públicos já foi pago de forma antecipada. Algumas empresas também já pagaram a primeira parcela em 30 de novembro e a segunda é prevista para 20 de dezembro.
Há ainda os que receberão integralmente em 20 de dezembro, aumentando as expectativas para a última semana de vendas.