Você se cansou das ofertas de crédito consignado?
Pois é, amigos da nossa rede de contatos, eu cansei. Foram tantas e tantas ligações, neste ano da graça de 2020, que simplesmente deixei de atender o celular ou ver mensagens do Whatsapp. No mercado, são mesmo muitas ofertas aos consumidores. O crédito consignado é empréstimo em que a prestação é descontada do salário ou do benefício previdenciário. Só pode pedir quem é funcionário com carteira assinada, servidor público ou aposentado e pensionista do INSS.
Em três anos, a Ouvidoria do Instituto Nacional de Seguridade Social recebeu cerca de 150 mil reclamações sobre o assunto. Quem mais sofre esse assédio são os aposentados que ganham até dois salários-mínimos. Não por acaso, o empréstimo consignado é uma das principais causas de endividamento de idosos.
A recomendação é, para escapar dessas abordagens, utilizar o programa “Não Me Perturbe do INSS”, em que se cadastra os números de telefone para não receber mais essas ligações. O cadastro, gratuito, pode ser feito pelo site https://www.naomeperturbe.com.br/. É possível bloquear ligações para telefone fixo e móvel. Após 30 dias da inclusão no cadastro, bancos e correspondentes são proibidos de fazer ofertas. O bloqueio vale por um ano e o interessado poderá escolher se bloqueia instituições financeiras específicas ou todo o setor bancário e/ou de telecomunicações.
Esse programa foi criado pela Autorregulação do Crédito Consignado. Prevê que os bancos que não aplicarem medidas contra o correspondente responsável por realizar essas ligações sem a autorização do cliente, serão multados em valores que variam de R$ 45 mil até R$ 1 milhão.
De acordo com a Febraban, entidade do setor, as instituições e conglomerados que oferecem o crédito consignado aderiram à autorregulação, incluindo os maiores bancos do país. O sistema é similar ao que tem por objetivo bloquear ligações de telemarketing apenas de empresas de telecomunicações.
Seu telefone está tocando agora? Cuidado com esses chatos de plantão.