Importante exposição no MASP
Está aberta desde o dia 6 de março, no Masp – Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, o trabalho de uma das mais admiradas artistas plásticas do Brasil. Estamos nos referindo a Tarsila do Amaral (1886-1973), pintora modernista brasileira. Estão expostas no Masp até 28/07 importante mostra com cerca de 120 obras de Tarsila, entre as quais a famosa tela Abaporu (1928), um dos maiores destaques da exposição, que foi emprestado pelo Museo de Arte Latinoamericano. O título dessa tela é escrito em tupi-guarani e significa homem que come gente (antropófago ou canibal ou canibal). Decompondo essa palavra temos: aba=gente; por = homem; u= comer.Abaporu é a obra brasileira mais valorizada no mercado mundial das artes custando cerca de 40 milhões de dólares.
Essa tela é uma pintura a óleo que foi dada da presente ao marido de Tarsila, na época, o escritor modernista brasileiro Oswald de Andrad O nome dessa obra foi atribuída a ele e ao escritor Raul Bopp.
Outros trabalhos da notável pintora expoxtos no Masp são Antropofagia (1929) e Operários (1955)
.Nessa exposição estão também uma série de trabalhos de Tarsilaque evitam uma visão otimista do país, como nestas três telas: Segunda Classe, Operários, Trabalhadores.
Várias obras de Tardsila do Amaral estão fora do Brasil, como é o caso de Abaporu. Então esta é uma rara oportunidade para ver a obra quase completa de Tarsila.
Convido os meus caros leitores que moram em Atibaia para dar um passeio a São Paulo, ir até a Avenida Paulista e ver essa magnífica exposição.