Rotary de Atibaia lembra o Dia Mundial de Combate à Pólio
Os rotarianos já angariaram US$ 240 milhões e mobilizaram milhares de voluntários para colaborar em campanhas nacionais de imunização.
Definido pela Organização das Nações Unidas (ONU), o dia 24 de outubro é considerado como o Dia Mundial da Pólio. É um dia para se lembrar de que a Paralisia Infantil é uma doença que ainda assola algumas comunidades pelo mundo. O Rotary Club Internacional tem como principal bandeira a erradicação dessa doença por meio da campanha END POLIO NOW, (TERMINAR POLIO AGORA).
Nos últimos 30 anos, os rotarianos já angariaram US$ 240 milhões e mobilizaram milhares de voluntários para colaborar em campanhas nacionais de imunização, e atividades de erradicação da poliomielite no mundo inteiro. Mais de dois bilhões de crianças em 122 países já foram e estão imunizadas.
Com um progresso incrível, a doença que assolava essas nações, hoje, graças ao esforço de todos os rotarianos e parceiros se resume em apenas três países: Afeganistão, Nigéria e Paquistão.
Fundado há quase 42 anos, o Rotary Club de Atibaia é uma Organização Não Governamental (ONG) que atua em sintonia com o Rotary Internacional.
Ao seguir a orientação daquela entidade internacional, o Rotary daqui, por meio de seus 35 companheiros, vem colaborando com a comunidade através da realização de campanhas voltadas para Saúde, Cultura, Cidadania entre outras, focadas principalmente em pessoas ou entidades carentes.
Recentemente se engajou na campanha de vacinação contra sarampo, caxumba e rubéola, bem como e principalmente no combate à paralisia infantil, distribuindo panfletos em praças, mercados e feiras, colocando faixas pela cidade e também com a visita do personagem Zé Gotinha, tudo para lembrar aos pais a importância da vacinação de seus filhos. Vale lembrar que se trata de uma campanha estadual e, levada a termo pelo município por meio de toda a rede de postos de saúde e seus integrantes.
Mas, como nada se faz sozinho, o clube conta com a forte participação e apoio das senhoras, esposas ou não dos rotarianos, na Casa da Amizade.
Fundada em 1976, a partir da fundação do Rotary Club de Atibaia, é uma entidade organizada, sem fins lucrativos, que apoia os objetivos do Rotary e auxilia a comunidade carente da região.
“Estamos sempre pensando em ampliar nossas ações”, diz o presidente José Carlos Carvalho de Souza. “Para isso, desejamos ampliar nosso quadro de associados. Quem quiser participar é só nos procurar na alameda Lucas Nogueira Garcez, 2079, ou contatar um rotariano ou uma senhora da Casa Amizade. Se preferir, acesse o site www.rotaryatibaia.com.br“, complementa.
UM POUCO DE HISTÓRIA
Atualmente, o Rotary Club Internacional é composto por um milhão e duzentos mil associados. Começou com a visão de um homem: Paul Harris. Advogado de profissão, formou o Rotary Club de Chicago em fevereiro de 1905, para que profissionais de diferentes setores pudessem interagir, fortalecer seus vínculos de amizade e ajudar diferentes comunidades. Hoje são mais de 35 mil clubes em todos os continentes.
O nome “Rotary” surgiu da prática inicial de fazer o rodízio das reuniões entre os escritórios de cada associado. Seja qual for o significado do Rotary para cada rotariano, para o mundo ele será conhecido pelos resultados que alcançar.
É uma rede global de líderes comunitários, amigos e vizinhos que veem um mundo onde as pessoas se unem e entram em ação para causar mudanças duradouras em si mesmas, nas suas comunidades.
Com dedicação, energia e inteligência, os rotarianos ajudam a humanidade há mais de 113 anos. Por meio de projetos sustentáveis em diversas áreas, como alfabetização, saúde, paz ou recursos hídricos, estão sempre procurando maneiras de criar um mundo melhor.